Ticker

6/recent/ticker-posts

Recent Post

Facebook móvel – Como usar o Facebook através de um aparelho móvel


 


Você pode acessar os recursos do Facebook usando um dispositivo móvel como um telefone celular de três formas: mensagens móveis de texto, carregamentos móveis e navegação web móvel. Vamos dar uma olhada em cada um deles.
Mensagens de texto usam um método de transferência de texto móvel padronizado chamado Short Message Service (SMS) ou Multimedia Messaging Service (MMS). O SMS permite a você enviar e receber mensagens de texto para serviços como sites, sistemas de correio de voz e servidores de correio eletrônico. O padrão MMS é um aperfeiçoamento em relação ao SMS, sem limite de tamanho para as mensagens (embora mensagens muito grandes exijam um rede telefônica avançada de 3G para fazer a transferência através do sistema). Nem todos os telefones são habilitados com SMS ou MMS.
 
Loucura do SMS
O Facebook não é o único serviço de relacionamento social que tira vantagem das transferências de texto SMS. O Twitter, um micro-serviço de blogging, usa SMS para permitir que os membros enviem mensagens chamadas Tweets a uma rede de amigos simultaneamente. Várias pessoas desenvolveram aplicativos que integram SMS com serviços como o LiveJournal, Blogger e MySpace, entre outros.
Quando você envia uma mensagem de texto do seu telefone para o Facebook, a mensagem transmite a um centro de comutação móvel (MSC), que envia o sinal a um ponto de transferência de sinal (STP). Dali, a mensagem vai para um centro de mensagens de texto (SMSC), que envia o texto para o Facebook. Quando o Facebook envia a mensagem para o seu telefone, o processo é inverso. Usando mensagens de texto, você pode procurar por informação básica no perfil de membro, enviar mensagens (incluindo “pokes” e postagens do mural), adicionar amigos à sua rede e interagir com alguns dos aplicativos do Facebook.
O carregamento do celular funciona de forma semelhante às mensagens de texto, mas deve usar MMS. O MMS permite a você enviar não apenas texto, mas também arquivos de som, vídeo e imagens. O método de transferência é semelhante ao SMS, mas requer um dispositivo de mão compatível com o padrão MMS. Como alguns dispositivos não são compatíveis com MMS, os provedores de serviço às vezes embutem um recurso que alerta um usuário quando ele recebeu uma mensagem multimídia. A mensagem geralmente diz ao usuário para visitar o link da página web para ver a mensagem.
Com mensagens MMS enviadas de seu telefone, você pode carregar fotos para o seu perfil – elas aparecerão em uma seção especial de fotos carregadas. Você também pode carregar anotações ou vídeos do seu telefone para o seu perfil. Em qualquer caso, você deve criar uma mensagem multimídia primeiro, então enviá-la para o endereço de correio eletrônico apropriado.
O seu telefone deve ter funcionalidades para navegar na web para você visitar o Facebook a partir dele. Você precisará direcionar o navegador do telefone para m.facebook.com, o site do Facebook projetado especificamente para navegação móvel. Para carregar anotações para o Facebook, você envia a mensagem para notes@facebook.com. Para fotos ou vídeos, você envia a mensagem para mobile@facebook.com.
Ao contrário das páginas típicas do Facebook, o código da equivalente móvel está em Extensible HyperText Markup Language (XHTML). XHTML é uma linguagem mais restrita que o HTML padrão. Uma das razões para isso é que a World Wide Web Consortium (W3C), uma organização internacional que desenvolve tecnologias interoperáveis para a web, reconheceu a necessidade de uma linguagem web que os dispositivos móveis pudessem interpretar facilmente. Os computadores têm mais recursos que os dispositivos móveis, e podem interpretar páginas web muito mais complexas que um telefone celular ou engenhoca semelhante. O XHTML ajuda a nivelar o campo de jogo. 



Assinar Feed

Postar um comentário

0 Comentários

Fique sempre atualizado!
Receba artigos por email!
Widget by Lucrar Com Blog Instale este widget
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...