Como usar o Designer de Modelo do Blogger

iago maycon | 22:36 | 0 Comentario:

Designer de Modelo do Blogger
Recentemente o Blogger lançou um novo recurso chamado Designer de Modelo. Ele chegou para inovar a plataforma de blogs mais usada na web e também para resolver os problemas de todos os blogueiros que não entendem de HTML e nem desejam entender um dia.
Com ele é possível modificar da sua maneira os templates disponíveis no Blogger em poucos passos. Templates de terceiros não podem ser modificados através do Designer de Modelo. Se você quiser fazer adaptações em templates baixados de outros sites terá de mexer no HTML.
Para ir até o Designer de Modelo faça login no Painel do Blogger e clique em Design > Designer de Modelo. Note que o Blogger até destacou essa parte colocando de vermelho a palavra Novidade!.
Não é difícil fazer modificações nos templates através do Designer de Modelo. Quando o recurso terminar de carregar você verá um painel onde poderá realizar as modificações. Logo abaixo verá também seu blog, onde poderá acompanhar, em tempo real, as modificações que você for fazendo.
Por enquanto, existem 6 modelos que podem ser modificados. Mas acho que o Blogger deve estar preparando mais. Para começarmos selecione o modelo que irá modificar. Repare que quando é selecionado um modelo, logo abaixo aparecem mais modelos, um pouco diferentes. Você pode selecioná-los também.
Existe um pequeno menu na lateral esquerda do Painel do Designer de Modelo. Clique em Plano de Fundo. Aí você pode alterar a imagem de Plano de Fundo e também o esquema de cores, claro se o modelo que você escolheu permitir essas mudanças.
Se você clicar para alterar a imagem de plano de fundo você verá  que as imagens estão todas divididas em categorias, facilitando o trabalho de quem deseja um template relacionado com os assuntos tratados no blog.
Voltando no menu da lateral, em Layout, é possível escolher o número de colunas e como elas ficarão dispostas no template. Para isso, basta clicar no modelo desejado. Ainda temos os submenus Layout do Rodapé, onde pode-se determinar quantas colunas haverão no final do template e Ajustar a largura, onde você escolhe a largura, em pixels, de todo o blog e de cada coluna.
Voltando ao menu da lateral de novo, em Avançado, configura-se as fontes e cores dos textos e links de cada parte do template.
Clique no link Visualizar blog e veja se é isso mesmo que você quer para seu template. Se estiver certo, clique no botão Aplicar ao blog, que fica no canto direito superior do painel do Designer de Modelo. Pronto, agora seu blog possui um template modificado por você através do Designer de Modelo.

Sugestão: Crie um blog de testes apenas para você aprender a mexer  no Designer de Modelo. Depois você parte para seu blog e põe realmente a mão na massa!

Observação: O Designer de Modelo do Blogger é realmente muito fácil de mexer, descartando qualquer tutorial. Esse post é apenas uma orientação para os iniciantes, que podem estar perdidos no meio de tantos recursos e personalizações que podem ser feitas.

Assinar Feed

Category:

0 Comentario:

Deixe seu comentário sobre o artigo a cima fique á vontade, seu comentário é muito importante !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Fique sempre atualizado!
Receba artigos por email!
Widget by Lucrar Com Blog Instale este widget

.