Ticker

6/recent/ticker-posts

Recent Post

Como usar o Designer de Modelo do Blogger

Designer de Modelo do Blogger
Recentemente o Blogger lançou um novo recurso chamado Designer de Modelo. Ele chegou para inovar a plataforma de blogs mais usada na web e tambĂ©m para resolver os problemas de todos os blogueiros que nĂ£o entendem de HTML e nem desejam entender um dia.
Com ele Ă© possĂ­vel modificar da sua maneira os templates disponĂ­veis no Blogger em poucos passos. Templates de terceiros nĂ£o podem ser modificados atravĂ©s do Designer de Modelo. Se vocĂª quiser fazer adaptações em templates baixados de outros sites terĂ¡ de mexer no HTML.
Para ir até o Designer de Modelo faça login no Painel do Blogger e clique em Design > Designer de Modelo. Note que o Blogger até destacou essa parte colocando de vermelho a palavra Novidade!.
NĂ£o Ă© difĂ­cil fazer modificações nos templates atravĂ©s do Designer de Modelo. Quando o recurso terminar de carregar vocĂª verĂ¡ um painel onde poderĂ¡ realizar as modificações. Logo abaixo verĂ¡ tambĂ©m seu blog, onde poderĂ¡ acompanhar, em tempo real, as modificações que vocĂª for fazendo.
Por enquanto, existem 6 modelos que podem ser modificados. Mas acho que o Blogger deve estar preparando mais. Para começarmos selecione o modelo que irĂ¡ modificar. Repare que quando Ă© selecionado um modelo, logo abaixo aparecem mais modelos, um pouco diferentes. VocĂª pode selecionĂ¡-los tambĂ©m.
Existe um pequeno menu na lateral esquerda do Painel do Designer de Modelo. Clique em Plano de Fundo. AĂ­ vocĂª pode alterar a imagem de Plano de Fundo e tambĂ©m o esquema de cores, claro se o modelo que vocĂª escolheu permitir essas mudanças.
Se vocĂª clicar para alterar a imagem de plano de fundo vocĂª verĂ¡  que as imagens estĂ£o todas divididas em categorias, facilitando o trabalho de quem deseja um template relacionado com os assuntos tratados no blog.
Voltando no menu da lateral, em Layout, Ă© possĂ­vel escolher o nĂºmero de colunas e como elas ficarĂ£o dispostas no template. Para isso, basta clicar no modelo desejado. Ainda temos os submenus Layout do RodapĂ©, onde pode-se determinar quantas colunas haverĂ£o no final do template e Ajustar a largura, onde vocĂª escolhe a largura, em pixels, de todo o blog e de cada coluna.
Voltando ao menu da lateral de novo, em Avançado, configura-se as fontes e cores dos textos e links de cada parte do template.
Clique no link Visualizar blog e veja se Ă© isso mesmo que vocĂª quer para seu template. Se estiver certo, clique no botĂ£o Aplicar ao blog, que fica no canto direito superior do painel do Designer de Modelo. Pronto, agora seu blog possui um template modificado por vocĂª atravĂ©s do Designer de Modelo.

SugestĂ£o: Crie um blog de testes apenas para vocĂª aprender a mexer  no Designer de Modelo. Depois vocĂª parte para seu blog e põe realmente a mĂ£o na massa!

ObservaĂ§Ă£o: O Designer de Modelo do Blogger Ă© realmente muito fĂ¡cil de mexer, descartando qualquer tutorial. Esse post Ă© apenas uma orientaĂ§Ă£o para os iniciantes, que podem estar perdidos no meio de tantos recursos e personalizações que podem ser feitas.

Assinar Feed

Postar um comentĂ¡rio

0 ComentĂ¡rios

Fique sempre atualizado!
Receba artigos por email!
Widget by Lucrar Com Blog Instale este widget
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...