Ticker

6/recent/ticker-posts

Recent Post

Bloquear acesso a programas no Windows XP

Se vocĂª compartilha um computador com outras pessoas, muitas vezes se faz necessĂ¡rio proteger alguns arquivos com senha para que nem todos os usuĂ¡rios do computador tenham acesso aos dados nele contidos.  E no caso de programas, tambĂ©m hĂ¡ como bloquear o acesso, utilizando as diretivas de restriĂ§Ă£o de software presentes no Windows XP.
Utilizando as diretivas de restriĂ§Ă£o de software, Ă© possĂ­vel determinar o nĂ­vel de segurança padrĂ£o e as regras e exceções que serĂ£o aplicadas para especificar quais softwares poderĂ£o ser executados e por quem (no caso, o usuĂ¡rio do computador que as aplica).
NĂ£o Ă© necessĂ¡rio instalar um programa para isto, porĂ©m seu sistema de partiĂ§Ă£o de HD deve estar no formato NTFS. Para verificar, entre em “Iniciar”, “Computador” e clique com o botĂ£o direito do mouse sobre a unidade de HD e entre em “Propriedades”. SerĂ¡ exibida uma tela na qual Ă© especificado o sistema de arquivos, como no exemplo abaixo.
clip_image001
EntĂ£o, jĂ¡ podemos começar as alterações. Clique em “Iniciar”, “Painel de controle”, “Ferramentas administrativas” e “Diretiva de segurança local”. Dentro deste diretĂ³rio, entre na pasta “Diretivas de restriĂ§Ă£o de software”.
clip_image002
Por padrĂ£o, o sistema mostra uma mensagem explicando que nĂ£o possui nenhuma restriĂ§Ă£o de software. Em seguida, para adicionar uma restriĂ§Ă£o clique na opĂ§Ă£o de menu “AĂ§Ă£o”, “Todas as tarefas” e “Criar novas diretivas”.
clip_image003
Depois, entre na pasta “Regras Adicionais”. Feito isto Ă© possĂ­vel visualizar que o sistema possui quatro caminhos de regras. Nesta etapa, clique com o botĂ£o direito do mouse na tela, abaixo destas regras. SerĂ¡ exibido um menu e vocĂª deve selecionar “Nova regra de caminho”.
clip_image004
Na tela exibida, serĂ¡ necessĂ¡rio indicar quais programas terĂ£o seu acesso bloqueado. VocĂª pode especificar o caminho destes ou clicar no botĂ£o “Pesquisar” para procurar e selecionar a partir de uma lista.
Escolhido o programa, em “NĂ­vel de Segurança”, determine o grau desejado. No Windows XP sĂ£o permitidos dois nĂ­veis: “NĂ£o Permitido”, que restringe totalmente o acesso, mesmo para contas de administrador e “Irrestrito” no qual Ă© possĂ­vel definir qual usuĂ¡rio terĂ¡ acesso ao programa.
clip_image005
Selecionada a opĂ§Ă£o de grau de segurança, no campo “DescriĂ§Ă£o” podem ser adicionadas informações sobre motivo do bloqueio ou qualquer especificaĂ§Ă£o conveniente. ApĂ³s concluĂ­do o processo, clique em “Aplicar”, “Ok” e reinicie seu computador para que as alterações possam ter efeito.
Pronto, suas novas configurações estĂ£o aplicadas. Uma vez inserido um programa nessas regras, serĂ¡ exibida uma mensagem notificando o bloqueio ao acesso sempre que houver uma tentativa.




Assinar Feed CLIQUE AQUI E DEIXE SEU COMENTARIO

Postar um comentĂ¡rio

0 ComentĂ¡rios

Fique sempre atualizado!
Receba artigos por email!
Widget by Lucrar Com Blog Instale este widget
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...