Ticker

6/recent/ticker-posts

Recent Post

O que são os standards do W3C?


A intenção dos standards da Web é se tornarem uma base comum uma fundação para a internet para que os browsers e outros softwares compreendam o mesmo vocabulário básico” Eric Meyer.

Os standards são as tecnologias estabelidas pelo W3C (World Wide Web Consortium, ou “Consórcio da Rede Mundial de Computadores”) e outros grupos com os seguintes objetivos:
Garantir uma vida útil mais longa aos documentos na internet;
Fazer com que as páginas sejam rapidamente carregadas e mais acessíveis;
Garantir que cada um desses documentos funcione corretamente para o maior número possível de usuários.
Entre os elementos dos standards estão o HTML/XHTML/XML, o CSS a DOM e o ECMAScript. Vamos ver uma breve explicação de cada um deles.
HTML
O HTML (Hypertext Markup Language ou “Linguagem de Marcação de Hypertexto”) é o elemento primário de uma página da Web, amplamente usa para estruturar documentos de texto. Ele utiliza tags (marcações) como sintaxe para estruturar um documento, por exemplo: um parágrafo de texto deve ter as tags e para que o browser o compreenda como tal.
Cada tipo de browser interpreta diferentemente esses documentos. Por exemplo, o browser Internet Explorer interpreta o strong (..) como texto em negrito, enquanto outros browsers que lêem o texto do documento poderiam enfatizá-lo de outra forma.A seguir um exemplo de código HTML.

TÍTULO

Subtítulo

Texto qualquer enfatizado
XML
O XML (Extensible Markup Language ou “Linguagem Extensiva de Marcação”) é bastante parecido com o HTML, com um grande diferencial: permite a personalização dos elementos ou – como os designamos antes – tags.
Essa característica torna o XML extremamente flexível, possibilitando adicionar seus próprios elementos (tags), criando seu próprio sistema orgazinacional, além de ser ideal para organizar quaisquer quantidades de informações, grandes ou pequenas. Como atualmente, é mais utilizado na comunicação entre máquinas, seu uso como banco de dados e em mecanismos de busca tem se difundido exponencialmente.
A segui um exemplo usando XML.
Maria Lucia
xela@algo.com
Marcio Lima
mar@algo.com
XHTML
Como o W3C descreve, XHTML (Extensible Hypertext Markup Language ou ” Linguagem Extensiva de Marcação de Hypertexto”) é uma reformulação do HTML 4.01 como uma aplicação do XML. Vimo que o HTML possui um conjunto de objetos (tags) limitado (a “linguagem de marcação), que deve ser aplicado aos documentos para torn-a-los “apresentáveis” na Web, ou seja, se as tagas estiverem erradas, os browsers não exibirão ou “renderizarão” sua página como deveriam.
O XHTML é de fato, uma nova versão do HTML 4.01, e poderia ser considerado o HTML 5.0, que agora teria passado a se chamar XHTML 1.0 e a ser usado sempre que se pensa em fazer um documento legível e acessível pelo maior número de dispositivos e pessoas que se possa imaginar.
O XHTML herdou vários conceitos do HTML 4.01 entre eles:
A formatão (visual) do documento deve ser separada por páginas de estilo (CSS);
Os documentos devem ser acessíveis;
Os documentos devem ser internacionalizados.
Ao contrário do HTML, que possui seu conjunto de tags definido, o XHTML pode ser “estendido” por qualquer um que o use. Novos elementos e atributos podem ser definidos e adicionados àqueles que já existem, possibilitando novas maneiras de inserir conteúdo e programação numa página de internet.
Outra característica importante do XHTML é o uso que faz dos DOCTYPES (Document Type Declaration ou “Declaração de Tipo de Documento”). Os DOCTYPEs têm a função de dizer aos browsers qual versão do HTML ou XHTML determinado documento utiliza, de modo a permitir que o renderize corretamente.
CSS
CSS (Cascading Style Sheets ou “Páginas de Estilo em Cascata”) é um mecanismo que muda a aparência de elementos (tags) HTML XHTML ou XML, sobrepondo as definições padrão dos browsers. Essas páginas de estilo, podem ser usadas para mudar não só a aprência, mas tmabém o posicionamento dos elementos, o que significa mais controle para os webdesigner e ainda a possibilidade de automatizar a formatação completa de um website.
DOM
A DOM (Document Object Model ou “Modelo de Objetos do Documento”) permite que toda a interatividade do Javascript seja aplicada às páginas de internet. Também desenvolvida pelo W3C, a DOM permite que os programadores criem e modifiquem páginas (X)HTML, estilos CSS e documentos XML, como se fosse objetos de um programa.
Como objetos de um programa, esses documentos podem ter seu conte-udo (tags) manipulado de diversas formas. Por exemplo: exibir uma imagem ao sobrepor um link com um cursor do mouse, ocultar ou exibir partes do conteúdo de uma página, desabilitar algumas opções de formulários, mudar a página sem necessidade de recarregar o documento e etc.
Em outras palavras, a DOM oferece controle progmático sobre os documentos. Como? Permitindo que que as tags sejam endereçadas e manipuladas via JavaScriipt.
ECMAScript
A ECMAScript é uma linguagem standard definida pela ECMA (European Computer Manufactures Association ou Associação Européia dos Fabricantes de Computadores”), desenvolvida em cooperação com o Netscape ea Microsoft, e derivada principalmente do JavaScript
O principal uso do ECMAScript, uma linguagem orientada a objetos, é manipular os objetos (tags) das páginas de internet especificados pela DOM. Esses objetos, ou tags, podem, então, ser adicionados, apagados, movidos ou ter suas propriedades alteradas.



Assinar Feed

Postar um comentário

0 Comentários

Fique sempre atualizado!
Receba artigos por email!
Widget by Lucrar Com Blog Instale este widget
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...