Ticker

6/recent/ticker-posts

Recent Post

Firefox Tunado

Conheça oito truques legais para o browser de cĂ³digo aberto!

AlĂ©m das vantagens de recursos e extensões, o Firefox tambĂ©m Ă© completamente aberto em suas configurações, o que permite ajustes finos no navegador para ganhar velocidade de navegaĂ§Ă£o em conexões rĂ¡pidas, ou controlar o uso de memĂ³ria do browser. AlĂ©m dos menus e das janelas normais, o Firefox ainda conta com uma pĂ¡gina grande de confiigurações, acessada no endereço about: config, com centenas de opções que mudam desde a interface do navegador (com alterações em botões e abas) atĂ© a utilizaĂ§Ă£o da conexĂ£o Ă  internet. A seguir, conheça oito dicas para deixar o Firefox mais leve e mais rĂ¡pido, alĂ©m de personalizações para facilitar a navegaĂ§Ă£o.
1 Mais Velocidade ->  Uma  das melhores dicas para o Firefox Ă© usar o recurso de pipelining para aumentar o nĂºmero de itens carregados ao mesmo tempo. Essa dica sĂ³ funciona para quem tem banda larga. Teclando about:config na barra de endereços do Firefox. Localize a entrada network.http.proxy.pipelining.maxrequest para 20 conexões (20 conexões simultĂ¢neas). Por fim, clique duas vezes emnglayout.initialpaint.delay e modifique o valor para 0.
2 Minimize para o HD -> Para quem mantĂ©m o browser minimizado enquanto trabalha em outros programas, hĂ¡ um truque para reduzir o uso da RAM nessa situaĂ§Ă£o. Acesse o endereço about:config e verifique se hĂ¡ a opĂ§Ă£oconfig.trim_on_minimize. Se ela existir, deverĂ¡ ficar com o valor true (clique duas vezes para modificar). Se nĂ£o hĂ¡ essa entrada, clique com o botĂ£o direito em qualquer item e escolha Nova OpĂ§Ă£o>Boolean. Tecle como nome config.trim_on_minimizee use o valor true.
3 Menos peso na RAM -> Apesar de todas as vantagnes, o Firefox costuma ocupar bastante RAM, ultrapassando 100 MB quando sĂ£o usadas muitas extensões ou abas. Para diminuir a memĂ³ria ocupada, hĂ¡ um ajuste interessante. Acesse o endereço about:config e localize o item browser.cache.memory.capacity. Mude o valor para (clicando duas vezes no Ă­cone) para 14336, se a mĂ¡quina tiver 256 de RAM, 22528, para 512 MB ou 32768, para 1GB. Vale a pena tentar o valor menor mesmo com mais RAM.
4 Abas personalizadas -> Quem costuma clicar por engano nos botões de fechar nas abas pode personalizar o Frefox para mudĂ¡-los. Para isso, abra o about:config e localize a entrada browser.tabs.closeButtons. Clique duas vezes para alterar o valor. HĂ¡ quatro opções: o nĂºmero 0 mostra o botĂ£o de fechar apenas na aba ativa. O valor 1 Ă© o padrĂ£o, com botões em todas as abas. Teclando 2, somem todos os botões. JĂ¡ o valor 3 cria um sĂ³ botĂ£o no fim da barra de abas.
5 Mudança de programa -> Cansado de ter um programa externo, como Adobe Create Reader, abrindo ao clicar um link de arquivo? É possĂ­vel mudar esse comportamento. Acesse o menu Ferramentas>Opções. Clique em ConteĂºdo e depois em Organizar. Escolha a extensĂ£o do arquivo que terĂ¡ o comportamento modificado e pressione o botĂ£o de Propriedades da AĂ§Ă£o. Selecione, entĂ£o a aĂ§Ă£o desejada (por exemplo, salvar arquivo o arquivo no computador).
6 BotĂ£o direito liberado-> Alguns sites bloqueiam o botĂ£o direito do mouse, para evitar cĂ³pia de imagens ou outras operações. Os ajustes do Firefox permitem burlar esse bloqueio. Para isso, acesse o menu Ferramentas>Opções. Clique em ConteĂºdoe, depois, no botĂ£o Avançado Ă  direita de Permitir Javascript. Agora desmarque o item Desativar ou Substituir Menus de Contexto. Para alguns serviços online, esse ajuste pode implicar reduĂ§Ă£o de funcionalidade, “entĂ£o tome cuidado“.
7 Busca automĂ¡tica -> Um recurso bacana do Firefox sĂ£o as chamadas Smart Keywords (palavras-chave de pesquisa, na versĂ£o traduzida do browser). Com essa tĂ©cnica, Ă© possĂ­vel criar um atalho para busca de um site. Para isso, clique com o botĂ£o direito no campo de pesquisa e escolha Criar Palavra-Chave da Pesquisa. Na janela que surge, tecle um nome descritivo para busca e uma palavra-chave curta que servirĂ¡ de atalho. Para buscar, tecle, no campo de endereços do Firefox, a palavra-chave seguida do texto a ser pesquisado.
8 Ajustes mais fĂ¡ceis -> As opções da pĂ¡gina about:config sĂ£o numerosas e complicadas. Para tornar os ajusteis mais fĂ¡ceis, hĂ¡ a extensĂ£o Configuration Mania (http://www.info.abril.com.br/download/4849.shtml). Ela traz uma interface mais amigĂ¡vel, com abas e atalhos para os ajustes mais fĂ¡ceis, com descrições mais claras(apesar de estarem em inglĂªs) do que os nome resumidos do about:config e atĂ© aviso nas configurações mais perigosas.



Assinar Feed

Postar um comentĂ¡rio

0 ComentĂ¡rios

Fique sempre atualizado!
Receba artigos por email!
Widget by Lucrar Com Blog Instale este widget
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...