Ticker

6/recent/ticker-posts

Recent Post

Controle o seu ficheiro Hosts

Existem tarefas que temos de executar que por vezes se tornam chatas de fazer. Um desses exemplos, para quem desenvolve ou gere sĂ­tios Web Ă© ter de estar constantemente a mudar o ficheiro de Hosts do Windows. Para quem nĂ£o sabe, e explicado de forma simples, este ficheiro Ă© o ficheiro de excepções do DNS do vosso computador. É aqui que definem as traduções de DNS que querem forçar. Mais abaixo explico melhor.
Editar este ficheiro nĂ£o Ă© uma tarefa dificil, mas pode ser chata se nĂ£o tivermos afinados e com a tarefa bem definida na cabeça. A localizaĂ§Ă£o do ficheiro, lembrar que temos de lançar o editor de texto como Admin, etc, etc.
Mas para nos aliviar nessa tarefa apresento-vos o WinHosts. E de forma simples e rĂ¡pida podemos alterar o nosso ficheiro de Hosts.
winhosts_1

Esta aplicaĂ§Ă£o permite que de uma forma simples, graças Ă  sua interface extremamente simples, possamos alterar o nosso ficheiro de Hosts. Este Ă©, tal como dito acima, o ficheiro de excepções do DNS. Ou seja, todos as entradas que colocarmos aqui sĂ£o sobrepostas Ă s respostas do DNS. Basta que coloquemos um IP e um endereço e essa passa a ser a sua resoluĂ§Ă£o de DNS.
É extremamente Ăºtil para quem cria sĂ­tios Web e que tem versões de produĂ§Ă£o e de desenvolvimento. Desta forma nĂ£o tem de fazer alterações de configurações nas plataformas que tem (em desenvolvimento). É ainda extremamente Ăºtil para podermos barrar certos endereço que nĂ£o queremos que seja carregados (sĂ­tios de publicidade ou outros do gĂ©nero).
E com este software podemos editar de forma simples e directa o nosso ficheiro de Hosts. Basta que indiquemos qual o IP, o endereço Web que queremos e que carreguemos no botĂ£o Add. Se pretenderem actualizar uma entrada jĂ¡ existente devem selecciona-la e carregar em F2. Se fizerem duplo clique numa entrada ela Ă© colocada nos campos IP AddressHost Name para que possam alterar.
Podemos ainda fazer um fazer uma limpeza ao nosso ficheiro de Hosts, se carregarmos os no botĂ£oRestore Defaults.
Sempre que lançamos a aplicaĂ§Ă£o ela vai ler o actual conteĂºdo do ficheiro Hosts e apresenta-nos o que jĂ¡ lĂ¡ se encontrava.
Uma vez que Ă© uma aplicaĂ§Ă£o que pode ser usada em modo portĂ¡til Ă© excelente para terem na vossa pen de suporte e ser usada sempre que pretenderem usar noutros PC’s.
Naturalmente que esta aplicaĂ§Ă£o em Vista e Sete deve ser executada com privilĂ©gios de administrador.
winhosts_2_small
Pena Ă© que a sua interface esteja ainda pouco madura e que alguns botões e caixas de texto estejam sobrepostos. Tirando isso Ă© uma aplicaĂ§Ă£o extremamente Ăºtil e com muitas potencialidades.
NOTA: Uma vez que esta aplicaĂ§Ă£o vai pretender editar um ficheiro de sistema Ă© muito provĂ¡vel que seja marcada como vĂ­rus. NĂ£o Ă© uma ameaça, fiquem descansados! Testei a ferramenta e nĂ£o fui infectado por nenhum vĂ­rus ou algo parecido. NĂ£o vos peço que desconfiem do vosso anti-vĂ­rus. Mas peço que confiem no Pplware.

Postar um comentĂ¡rio

0 ComentĂ¡rios

Fique sempre atualizado!
Receba artigos por email!
Widget by Lucrar Com Blog Instale este widget
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...