Ticker

6/recent/ticker-posts

Recent Post

Como aumentar a velocidade da Internet

Para alguns usuĂ¡rios, contratar um plano maior da operadora Ă© a melhor forma de aumentar a velocidade da Internet. No entanto, hĂ¡ formas de otimizar a conexĂ£o sem gastar dinheiro, com uso de sites, apps e verificaĂ§Ă£o de equipamentos. 

Melhorar a qualidade e, consequentemente, a velocidade da rede pode estar ligado a vĂ¡rios fatores, como os dispositivos utilizados ou atĂ© mesmo se o computador estĂ¡ infectado por malware. No guia a seguir, confira como tirar o melhor da sua conexĂ£o e conseguir acessar pĂ¡ginas e fazer downloads de forma rĂ¡pida.
PC lento com tartaruga (Foto: Pond5)

O que Ă© velocidade?
Basicamente, a Internet funciona como uma rede domĂ©stica em que uma mĂ¡quina se conecta a outra. Para acessar o ChromeDicas ou qualquer outro site, seu computador usa a estrutura de rede da operadora para fazer a troca de informações entre a sua mĂ¡quina e o servidor onde o site estĂ¡ hospedado.
A velocidade da conexĂ£o Ă© contratada junto Ă  operadora e definida em megabits por segundo. Em uma conexĂ£o de 10 MB, a taxa de download gira em torno de 1.250 kb/s (kilobit por segundo) o equivalente a 1,2 MB/s (megabytes por segundo). Vale lembrar que, em muitos casos, a operadora Ă© obrigada por lei a oferecer determinada porcentagem dessa taxa, por isso Ă© sempre bom ficar atento ao contrato.
Confira algumas dicas para acelerar a velocidade da internet (Foto: Pond5) (Foto: Confira algumas dicas para acelerar a velocidade da internet (Foto: Pond5))
O upload, que Ă© a velocidade de enviar informações do computador para um servidor - subir arquivos, por exemplo -, tambĂ©m pode impactar na qualidade da conexĂ£o. O upload tem peso significativo em certas aplicações, como em ligações por vĂ­deo, voz ou enviar arquivos no YouTube ou na nuvem, como Dropbox e Google Drive. A taxa de upload pode variar de acordo com a operadora, mas, geralmente, Ă© algo em torno de 10% da taxa de download.
Outro fator importante estĂ¡ no tempo de resposta, ou latĂªncia. O ping, como tambĂ©m Ă© conhecido, Ă© o tempo no qual o PC envia e recebe pacotes de dados a um servidor. Esse tempo de resposta Ă© medido em milissegundos (ms) e estĂ¡ ligado, por exemplo, Ă  distĂ¢ncia fĂ­sica da mĂ¡quina ao servidor. Quanto menor o ping, mais rĂ¡pida Ă© a conexĂ£o. Ou seja, nĂ£o adianta ter uma taxa de download de 100 Mbps caso o ping esteja alto.
Equipamentos de rede
O primeiro item a ser entendido Ă© que a velocidade contratada na operadora nĂ£o vai aumentar com a compra de um roteador novo. O aparelho pode ampliar o sinal Wi-Fi, alĂ©m de melhorar a velocidade de conexĂ£o entre dispositivos dentro da prĂ³pria rede. Com isso, nĂ£o Ă© porque o roteador promete chegar a 700 Mbps que a Internet terĂ¡ essa taxa de download. 
O roteador, no entanto, estĂ¡ diretamente ligado Ă  qualidade de conexĂ£o, principalmente para quem usa Internet sem fio. Quando se trata de redes wireless, quanto mais distante o dispositivo estiver do roteador, mais vulnerĂ¡vel a interferĂªncias estarĂ¡ o sinal.
Como melhorar a Internet no PC
Melhorar a taxa de download Ă© mais difĂ­cil, jĂ¡ que estĂ¡ diretamente ligada Ă  banda contratada. Existe, porĂ©m, alguns truques que podem tornar a conexĂ£o um pouco mais rĂ¡pida. Limpar os dados da conexĂ£o, por exemplo, Ă© bem Ăºtil. Embora cookies possam acelerar o carregamento de pĂ¡ginas, a navegaĂ§Ă£o pode ficar mais lenta com o acĂºmulo de arquivos temporĂ¡rios. O CCleaner Ă© um dos programas mais indicados para limpar o PC.
A infestaĂ§Ă£o de anĂºncios causada pelos adwares tambĂ©m pode deixar o carregamento de pĂ¡ginas mais lento. Por isso, sempre que considerar a publicidade invasiva em excesso, verifique a presença de programas desconhecidos no PC. O IObit Unistaller pode simplificar a tarefa.
O problema Ă© ver vĂ­deos na Internet? HĂ¡ programas como o SpeedBit Video Accelerator, que utiliza algoritmos para otimizar a conexĂ£o da mĂ¡quina com o site hospedeiro do vĂ­deo, diminuindo o tempo de carregamento. 
JĂ¡ para quem faz muitos downloads, Ă© possĂ­vel baixar um acelerador de download de forma rĂ¡pida. Programas como esse "quebram" os arquivos em pequenas partes para facilitar o procedimento.
O DNS tambĂ©m tem papel fundamental no tempo de resposta e, consequentemente, na velocidade do carregamento de pĂ¡ginas na Internet. Aplicativos como o namebench, desenvolvido pelo Google, podem ajudar a encontrar o melhor servidor DNS para a conexĂ£o.
Como melhorar a Internet no celular
Diferentemente da banda larga fixa, o usuĂ¡rio paga pelo pacote de dados no celular. Com isso, a qualidade da Internet mĂ³vel estĂ¡ diretamente ligada Ă  estrutura de rede da operadora, que tem fatores para funcionar bem, como a distĂ¢ncia do smartphone para a antena, o posicionamento e a quantidade de aparelhos conectados simultaneamente.
Por isso, a melhor forma de otimizar a conexĂ£o no celular Ă© economizar no pacote de dados. Obviamente, ao demandar menos da rede, a pessoa terĂ¡ uma conexĂ£o mais rĂ¡pido. 
HĂ¡ aplicativos que podem facilitar essa missĂ£o, como o Opera Max, que promete compressĂ£o de dados de atĂ© 50%. Outra dica Ă© usar o Facebook Lite, aplicativo da rede social de Mark Zuckerberg, que, alĂ©m de ser mais leve, tem vĂ¡rios recursos para economizar a Internet 3G ou 4G.

Postar um comentĂ¡rio

0 ComentĂ¡rios

Fique sempre atualizado!
Receba artigos por email!
Widget by Lucrar Com Blog Instale este widget
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...