Ticker

6/recent/ticker-posts

Recent Post

Qual a diferença entre sistemas de 32 bits e 64 bits?

Bits
Quando analisamos processadores de 32 ou 64 bits, estamos falando dos bits internos dos chips, o que representa a quantidade de dados e instruções que o processador consegue trabalhar por vez. Um chip que trabalha a 32 bits, por exemplo, pode manipular até 4,3 bilhões de números de valor em uma única operação. Já o de 64 bits pode manipular dados e executar instruções em blocos com o dobro do tamanho. Ou seja, ele consegue lidar com uma quantidade maior de dados simultaneamente. Dependendo do valor usado no cálculo, um processador de 32 bits terá de realizar cada etapa da operação duas vezes ou mais, enquanto um chip de 64 bits fará esse trabalho uma única vez.
Uma das perguntas mais freqüentes quando estas duas arquiteturas são analisadas é: os chips de 64 bits são mais velozes que os de 32 bits? A resposta: sim e não. Isso porque um chip de 64 bits, como já foi dito, trabalha com uma quantidade maior de dados, sem necessariamente ser mais veloz que um modelo de 32 bits. Programas como editores de texto ou planilhas trabalham com valores suportáveis para ambos os chips, sem que necessariamente haja um comprometimento na velocidade.
No entanto, aplicações gráficas em 3D ou programas como AutoCad ou o Premiere exigem uma boa capacidade de cálculos e aí um chip de 64 bits pode mostrar a que veio, devido à sua elevada capacidade de processamento. Vale lembrar que de nada adianta ter um processador de 64 bits se o restante da configuração do PC não acompanha o potencial do chip. Ou seja, uma memória RAM razoável (no mínimo 512 MB), HD com muito espaço livre e placa gráfica de no mínimo 128 MB ajudam – e muito.

Compatibilidade

Para manter a compatibilidade com programas de 32 bits, que ainda são os mais utilizados no mercado atualmente, os processadores de 64 bits simulam o processamento de 32 bits. Isso só não ocorre quando as arquiteturas de 64 bits rodam programas especificamente construídos para elas.

Sistemas operacionais

O funcionamento de um computador está diretamente ligado à relação entre o sistema operacional (SO) e o hardware como um todo. Isso porque um SO é desenvolvido de forma a aproveitar o máximo de recursos da plataforma para o qual é destinado. Uma versão do Windows XP de 32 bits, por exemplo, quando instalada em um PC com processador de 64 bits, não se adaptará de imediato e continuará mantendo sua forma de trabalho. Com isso, fabricantes como a Microsoft ou a Mandriva (uma das principais desenvolvedoras e distribuidora do Linux) precisam criar ambientes capazes de rodar a 64 bits. Além disso, o sistema operacional tem de apresentar compatibilidade com chips da AMD ou da Intel. Se for com os dois, melhor ainda.
Fabricantes e modelos


Fazendo uma analogia, uma fila de supermercado anda bem mais rápido se o estabelecimento tem 64 caixas ao invés de 32. Mas, para o dono do mercado, o custo de manter uma estrutura com 64 empregados nesta operação é maior. E essa lógica também funciona nas arquiteturas de 64 bits, cujos chips são mais caros que os de 32. As duas principais fabricantes do mercado, Intel e AMD, trabalham com uma série de modelo nas duas plataformas. 
Intel
A Intel por exemplo, oferece linhas como o Pentium D e Pentium 4 para desktops e a Celeron M para notebooks, que trazem a arquitetura de 32 bits. Já a série Intel Core 2 Duo tanto para PCs de mesa quanto para laptops rodam a 64 bits e contam com núcleo duplo.
AMD
No caso da AMD, praticamente todas as suas linhas de processadores contam com arquitetura de 64 bits. São elas: Sempron, Athlon 64, Athlon X2 64 (núcleo duplo) e toda a linha FX. Para notebooks, AMD Turion 64 bits e AMD Turion 64 X2 (núcleo duplo). A exceção fica por conta dos modelos Sempron Mobile, também usados em notebooks, que possuem 32 bits. Todos os processadores contam ainda com uma tecnologia  que permite aos chips da marca com arquitetura de 64 bits rodar aplicações de 32 bits com velocidade máxima.

Perguntas e Respostas

01 – Qual é a diferença entre as versões de 32 bits e de 64 bits do Windows?
Os termos 32 bits e 64 bits se referem à maneira como o processador de um computador (também chamado de CPU) processa informações. As versões de 32 bits e 64 bits do Windows foram desenvolvidas para uso em computadores com processadores de 32 e 64 bits, respectivamente.
As versões de 64 bits do Windows podem utilizar mais memória que as versões de 32 bits do Windows. Isso ajuda a reduzir o tempo despendido na permuta de processos para dentro e para fora da memória, pelo armazenamento de um número maior desses processos na memória de acesso aleatório (RAM) em vez de fazê-lo no disco rígido. Por outro lado, isso pode aumentar o desempenho geral do programa.

02 – Como saber se o meu computador está executando a versão de 32 ou de 64 bits do Windows?
Para confirmar se o computador está executando em 32 ou 64 bits do Windows, faça o seguinte:
  1. Para abrir Sistema, clique no botão Iniciar, em Painel de Controle, em Sistema e Manutenção e, depois, em Sistema.
  2. Em Sistema é possível exibir o tipo de sistema.

03 – Meu computador pode executar uma versão de 64 bits do Windows?
Para executar uma versão de 64 bits do Windows, o computador deve ter um processador de 64 bits. Para usufruir da capacidade adicional ao utilizar a memória nas versões de 64 bits do Windows Vista, é preciso ter no mínimo 4 GB de RAM instados no computador.
Além disso, será necessário ter drivers de 64 bits para o hardware e certificar-se que os programas serão executados em um ambiente Windows de 64 bits. Os drivers de dispositivos de 32 bits não funcionam em computadores que executam versões de 64 bits do Windows. Quando se tenta instalar um hardware que só tem drivers de 32 bits disponíveis, esse hardware não funciona corretamente nas versões de 64 bits do Windows. Da mesma forma, os programas que tentam instalar drivers de dispositivos de 32 em versões de 64 bits do Windows apresentarão erros. Para obter informações sobre a atualização de drivers e sobre a solução de problemas relativos a drivers de dispositivos das versões de 64 bits do Windows, entre em contato com o fabricante do hardware ou do software.
Para descobrir a velocidade do processador do computador, faça o seguinte:
  1. Para abrir Sistema, clique no botão Iniciar, em Painel de Controle, em Sistema e Manutenção e, depois, em Sistema.
  2. Em Sistema, você pode exibir o tipo e a velocidade do processador.

04 – Posso atualizar de uma versão de 32 bits do Windows para uma versão de 64 bits do Windows?
Não. Se você estiver executando uma versão de 32 bits do Windows, só poderá executar uma atualização para outra versão de 32 bits do Windows. Da mesma maneira, se você estiver executando uma versão de 64 bits do Windows Vista, só poderá executar uma atualização para outra versão de 64 bits do Windows Vista.
Para mudar da versão de 32 bits do Windows para a versão de 64 bits do Windows, faça backup dos arquivos e execute uma instalação limpa da versão de 64 bits do Windows.

05 – Posso executar programas de 32 bits em um computador de 64 bits?
Muitos programas desenvolvidos para um computador que executa uma versão de 32 bits do Windows funcionarão em um computador que executa versões de 64 bits do Windows sem alterações. Porém, em alguns casos, pode haver diferenças de desempenho. Quando um programa de 32 bits utiliza drivers incorporados, os drivers podem não funcionar no ambiente de 64 bits. Se você tiver um computador de 64 bits, será melhor executar programas desenvolvidos para serem executados em um computador de 64 bits.

06 – Qual é o benefício de usar um computador de 64 bits?
Um computador de 64 bits pode processar o dobro de informações que um computador de 32 bits, e pode ter muito mais memória RAM. Isso faz de um computador de 64 bits uma boa opção se você trabalhar com vídeos, pesquisas em grandes bancos de dados ou jogos e outros programas que requerem cálculos complexos e muita memória. Porém, um computador de 32 bits funciona muito bem para a maioria dos programas. Por exemplo, programas de planilha eletrônica, navegadores da Web e processadores de texto serão executados na mesma velocidade em um computador de 32 bits ou em um de 64 bits.
Os programas que executam versões de 64 bits do Windows Vista terão melhor desempenho quando houver drivers e programas de 64 bits disponíveis. Os tipos de programas abaixo poderão ter um melhor desempenho em versões de 64 bits do Windows:
  • Software de CAD (Computer Aided Design)
  • Programas para edição de fotos e vídeos
  • Programas de jogos e outros que exijam cálculos complexos
  • Programas de acesso a banco de dados e que funcionam com grandes bancos de dados
  • Programas para gravação e análise de vídeo que salvam grandes quantidades de dados na memória

07 – Se estiver executando uma versão de 64 bits do Windows, precisarei de drivers de 64 bits para meus dispositivos?
Sim, todos os dispositivos de hardware precisam de drivers de 64 bits para funcionar em uma versão de 64 bits do Windows. Para saber como verificar drivers visite o site do fabricante do dispositivo. Além disso, alguns programas de 32 bits podem usar drivers incorporados de 32 bits, causando um possível funcionamento inadequado dos programas.



Assinar Feed CLIQUE AQUI E DEIXE SEU COMENTARIO

Postar um comentário

0 Comentários

Fique sempre atualizado!
Receba artigos por email!
Widget by Lucrar Com Blog Instale este widget
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...