Ticker

6/recent/ticker-posts

Recent Post

Dicas para quando for comprar uma impressora


 



Seja para uso residencial ou para empresas, comprar uma impressora depende da forma como ela vai ser utilizada. É preciso, antes de ir Ă¡ loja, conhecer os tipos de impressoras e qual se encaixa melhor no seu perfil de usuĂ¡rio para comprar o produto certo, alĂ©m de lhe satisfazer poderĂ¡ economizar um pouco do seu dinheiro. Selecionamos algumas dicas e recomendações para vocĂª.

Impressoras inkjet

• As impressoras inkjet sĂ£o baratas, mas o valor do cartucho aumenta o custo geral. Verifique os preços dos suprimentos e descubra quantas pĂ¡ginas cada cartucho vai imprimir. Depois de calcular quantas pĂ¡ginas vocĂª vai imprimir por mĂªs, determine o custo da impressora e da tinta ao longo de um ano. Considere comprar cartuchos individuais se souber que vai precisar mais de uma cor do que de outras – por exemplo, se muitos documentos tiverem um logotipo vermelho.
• Os fabricantes com freqĂ¼Ăªncia informam em suas embalagens especificações sobre velocidade de impressĂ£o superiores Ă s que vemos em testes. O mecanismo de impressĂ£o de uma inkjet tĂ­pica produz duas a quatro pĂ¡ginas de texto por minuto e um grĂ¡fico ou uma foto de 8,5 por 11 polegadas, pĂ¡gina inteira, em dois a trĂªs minutos.
• Algumas inkjets coloridas imprimem fotos com qualidade prĂ³xima de um laboratĂ³rio fotogrĂ¡fico profissional. Se vocĂª planeja usar a impressora principalmente para fotos ou grĂ¡ficos, procure modelos especializados neste tipo de impressĂ£o. Se vocĂª pretende imprimir sobretudo fotos, procure impressoras de fotos com recursos extras como slots para cartões, painel LCD que permite ver e imprimir uma imagem sem usar o PC, e software de ediĂ§Ă£o de imagem empacotado.
• Preço nĂ£o se traduz, necessariamente, em qualidade ou velocidade de impressĂ£o.

Impressoras a laser monocromĂ¡ticas (preto e branco)
• Se vocĂª imprime muitos documentos sĂ³ de texto, considere comprar uma impressora laser monocromĂ¡tica barata. Essas impressoras fornecem qualidade de texto superior em comparaĂ§Ă£o a impressoras inkjet high-end.
• Algumas lasers monocromĂ¡ticas custam apenas R$ 700, tornando-se um bom negĂ³cio para usuĂ¡rios domĂ©sticos.
• Se vocĂª precisa imprimir muito texto e grĂ¡ficos de alta qualidade, a compra de uma boa impressora inkjet para fotos alĂ©m de uma impressora laser monocromĂ¡tica barata pode gerar economia de custos de tinta e manutenĂ§Ă£o no longo prazo.
• Muitas lasers monocromĂ¡ticas vĂªm com portas Ethernet opcionais para rede. Se vocĂª planeja usar a impressora com um PC, nĂ£o pague o dinheiro extra por uma placa Ethernet.

Impressoras a laser coloridas

• Testes de PC WORLD revelam que as impressoras a laser coloridas imprimem grĂ¡ficos coloridos mais devagar do que seus fabricantes informam.
• Os cartuchos de toner das impressoras laser coloridas sĂ£o os consumĂ­veis mais caros de uma impressora, mas seu rendimento Ă© tĂ£o superior ao do cartucho de uma inkjet que, no longo prazo, o toner da laser colorida sai mais barato em uma base por pĂ¡gina.
• Os cartuchos de toner das lasers coloridas tambĂ©m sĂ£o potencialmente perigosos para o meio ambiente. Verifique se a loja de suprimentos ou o fornecedor aceitam unidades usadas para reciclagem.
• Se vocĂª nĂ£o gerencia um departamento grĂ¡fico, mas quer imprimir cor, provavelmente escolherĂ¡ uma impressora inkjet, que cria belos grĂ¡ficos por um dĂ©cimo do custo de uma laser colorida. Lembre-se, porĂ©m, de que o preço acessĂ­vel de uma inkjet Ă© ultrapassado rapidamente pelo custo da tinta de reposiĂ§Ă£o.

Impressoras Multifuncionais
As multifuncionais possui grande quantidade de atrativos e o preço Ă© sempre bem interessante. As diferenças entre multifuncionais sĂ£o vĂ¡rias. Antes de averiguar o que cada multifuncional oferece, vocĂª deve analisar o que irĂ¡ realizar com sua impressora.
Multifuncionais para usar em casa podem ter uma velocidade baixa e um scanner de qualidade intermediĂ¡ria, porque tais fatores sĂ£o irrelevantes para quem nĂ£o usa a impressora diariamente. AlĂ©m do mais, uma multifuncional com aspectos mais modestos reduz o custo do produto significativamente, e ainda nĂ£o requisitarĂ¡ cartuchos de tinta absurdamente caros —sem contar a manutenĂ§Ă£o de baixo custo.
Caso vocĂª esteja a procura de uma multifuncional para sua pequena ou mĂ©dia empresa, as especificações de uma multifuncional jĂ¡ sĂ£o bem importantes. O scanner talvez nĂ£o seja tĂ£o utilizado, porĂ©m o fax e a impressora sĂ£o cruciais na rotina de uma empresa. Aqui sim as impressoras a laser sĂ£o altamente recomendadas, pois elas tĂªm ciclo mensal de impressĂ£o muito maior.
Outro fator a se considerar Ă© o aspecto impressĂ£o colorida e em preto e branco, porque em casos onde vocĂª irĂ¡ imprimir planilhas, arquivos de texto ou documentos que nĂ£o necessitem de cores, uma impressora monocromĂ¡tica Ă© o ideal.
A velocidade da impressora Ă© especificada atravĂ©s de um nĂºmero que relata quantas pĂ¡ginas por minuto (PPM) a impressora reproduz.
Para quem vai utilizar a multifuncional para impressĂ£o de fotos ou de imagens com alta qualidade, certamente deve atentar para o detalhe referente a resoluĂ§Ă£o que a impressora possui. A maioria das impressoras especifica este valor em DPI, por exemplo: 600 DPI. Obviamente que quanto maior este nĂºmero, melhor qualidade terĂ¡ suas impressões.
As multifuncionais atuais trazem scanners de qualidade intermediĂ¡rias, prĂ¡ticos e bons o suficiente para criarem cĂ³pias perfeitas de documento. No entanto, o que vocĂª deve avaliar na hora de comprar sua multifuncional nĂ£o Ă© se o scanner Ă© de boa qualidade, mas sim, se o scanner trabalha em conjunto diretamente com a impressora, para que nĂ£o seja necessĂ¡rio a utilizaĂ§Ă£o de programas para criar cĂ³pias instantĂ¢neas dos seus documentos.
Dependendo da multifuncional, o aparelho de fax tem especificações diferentes, como a velocidade e a transmissĂ£o em cores. Para quem precisa transmitir documentos coloridos, deve observar bem se o fax traz este recurso, pois alguns aparelhos sĂ£o mais baratos justamente por nĂ£o oferecerem esse modo diferente de transmissĂ£o.

ConclusĂ£o
Comprar uma impressora Ă© uma tarefa de pesquisa e que demanda tempo, porque vocĂª vai utilizar a sua maneira o produto, e por isso deve pesquisar bem qual impressora oferece o melhor conjunto de recursos para vocĂª. Marca Ă© quase irrelevante, porĂ©m aos que crĂªem na idĂ©ia de que tal aspecto define qualidade, pode optar por uma multifuncional de alto valor, pois assim vocĂª certamente terĂ¡ um bom produto.



Assinar Feed

Postar um comentĂ¡rio

0 ComentĂ¡rios

Fique sempre atualizado!
Receba artigos por email!
Widget by Lucrar Com Blog Instale este widget
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...