Ticker

6/recent/ticker-posts

Recent Post

Vale a Pena Usar Dois AntiVirus?


Na semana passada, milhares de usuĂ¡rios do antivĂ­rus McAfee – o vice-lĂ­der de mercado – foram surpreendidos por um alerta de vĂ­rus em um componente doWindows. O resultado foram sistemas inoperantes. Quando um antivĂ­rus detecta um arquivo inofensivo como se fosse uma praga digital, diz-se que hĂ¡ um falso positivo no programa. Falsos positivos acontecem muito. E o uso de dois antivĂ­rus simultaneamente dobra o nĂºmero de falsos positivos, mas nĂ£o dĂ¡ o dobro da proteĂ§Ă£o.
O extinto BlackICE Firewall esteve no centro de um episĂ³dio, no mĂ­nimo, vergonhoso. O software, que devia proteger o computador contra ataques vindo da rede, tinha uma brecha crĂ­tica. Usando-a, um programador conseguiu criar um vĂ­rus capaz de infectar automaticamente qualquer usuĂ¡rio do BlackICE. Considerando que o problema estava na prĂ³pria defesa instalada no PC, a Ăºnica saĂ­da para se proteger era desativar o firewall.
vĂ­rus levou 30 minutos para infectar pouco mais de 12 mil computadores e gerar um imenso trĂ¡fego na internet.
Versões antigas do Norton LiveUpdate nĂ£o verificavam a procedĂªncia dos arquivos a serem instalados no PC. Considerando a popularidade do produto – o antivĂ­rus mais usado no mundo – um ataque que envolvesse respostas falsas fingindo ser o servidor da Symantec poderia ter consequĂªncias graves. O ataque nunca foi realizado, felizmente, e desde a versĂ£o 1.6 o LiveUpdate checa os arquivos antes de instalĂ¡-los no computador.

Brechas em programas antivĂ­rus que envolvem a anĂ¡lise de arquivos ZIP ou RAR sĂ£o comuns. Um arquivo ZIP ou RAR malicioso, ao ser examinado pelo antivĂ­rus, pode ser capaz de se executar no PC. Considerando que muitos antivĂ­rus analisam arquivos automaticamente ao serem gravados no disco, um vĂ­rus poderia fazer uso de uma falha dessas para se autoexecutar. A velocidade com que essas brechas tĂªm sido corrigidas, no entanto, tem impedido isso de acontecer.
Vulnerabilidades de menor impacto podem ser encontradas no ISA Server, o firewallcorporativo da Microsoft. E tambĂ©m em programas de outras empresas. As consequĂªncias variam de coisas simples, como burlar a proteĂ§Ă£o do produto, atĂ© travar o programa por completo – o que, em alguns firewalls, faz com que conexĂ£o com a internet pare de funcionar.

Mas os produtos de segurança tĂªm ainda mais problemas de natureza comum – bugs, comportamentos inconsistentes, travamentos etc. Em 2008, a versĂ£o 8.0 do Zone Alarm teve sua distribuiĂ§Ă£o interrompida depois que dezenas de usuĂ¡rios começaram a relatar problemas como desligamentos lentos e erros em pĂ¡ginas web. Muitos antivĂ­rus fazem uso excessivo de recursos do sistema, causando problemas em programas que dependem do bom funcionamento do PC, como games e ediĂ§Ă£o de vĂ­deo e Ă¡udio.
Programas de segurança nĂ£o sĂ£o especiais. Mas a verdade Ă© que a confiança neles Ă© muito grande. Confia-se no antivĂ­rus e no firewall para estar em execuĂ§Ă£o 100% do tempo e atualizar automaticamente quando houver necessidade. Muitos usuĂ¡rios configuram o Windows para solicitar autorizaĂ§Ă£o antes de se atualizar, mas nĂ£o fazem o mesmo com o antivĂ­rus – como se ele, tambĂ©m, nĂ£o pudesse causar problemas.
A instalaĂ§Ă£o de qualquer programa, mas principalmente de um software que ficarĂ¡ em execuĂ§Ă£o durante todo o tempo como um antivĂ­rus, precisa ser bem considerada. Alguns usuĂ¡rios, porĂ©m, fazem uma conta simples: quanto mais softwares de segurança estiverem instalados, mais seguro o PC vai estar.
É claro que esse nĂ£o Ă© o caso.
Os pilares da segurança sĂ£o “disponibilidade, integridade, confidencialidade”. Um software de segurança, quando causa transtornos, modificarĂ¡ a disponibilidade do seu PC (se ele ficar inoperante, por exemplo) ou a integridade (se ele apagar documentos legĂ­timos como se fossem vĂ­rus).
Um antivĂ­rus jĂ¡ faz parte da configuraĂ§Ă£o padrĂ£o de um computador. A grande maioria dos usuĂ¡rios precisa de um. O mesmo nĂ£o pode ser dito de outros tipos de programas. NĂ£o vale a pena instalar um firewall se vocĂª nĂ£o souber utilizĂ¡-lo corretamente e nĂ£o tiver o interesse de aprender. O ganho de segurança ficarĂ¡ reduzido – por ele nĂ£o ser usado de forma adequada – mas os problemas que ele pode causar continuam os mesmos.
Se hĂ¡ uns cinco anos era obrigatĂ³ria a instalaĂ§Ă£o de um antispyware em conjunto com um antivĂ­rus, hoje a situaĂ§Ă£o nĂ£o Ă© mais a mesma. A maioria dos antivĂ­rus detecta spywares tambĂ©m, e os investimentos da indĂºstria antivĂ­rus enfraqueceram os programas antispyware independentes que, incapazes de investirem em pesquisa na mesma escala, tornaram-se apenas Ăºteis para remediar problemas especĂ­ficos. Em outras palavras, vocĂª nĂ£o vai precisar deles na maioria do tempo.


Assinar Feed

Postar um comentĂ¡rio

0 ComentĂ¡rios

Fique sempre atualizado!
Receba artigos por email!
Widget by Lucrar Com Blog Instale este widget
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...