Ticker

6/recent/ticker-posts

Recent Post

Aprenda a Usar o Avast

avastsempre-download-full
Pessoal aprenda a utilizar da melhor forma o seu antivirus Avast. Acompanhem aexplicaĂ§Ă£o.

Avast! Ă© um dos antivĂ­rus mais populares da atualidade. Isso se dĂ¡ principalmente devido Ă  sua interface amigĂ¡vel, que se assemelha a um tocador de mĂ­dia. Neste guia mostraremos as principais funções do programa e como utilizĂ¡-las para manter seu computador sempre protegido contra vĂ­rus, malwares e outras pragas virtuais. OAvast! tem todas as ferramentas necessĂ¡rias para tornar qualquer antivĂ­rus uma boa opĂ§Ă£o.
A primeira janela que vocĂª verĂ¡ depois de instalar o Avast! serĂ¡ um pequeno roteirodo que Ă© recomendĂ¡vel que vocĂª faça. O roteiro Ă© em portuguĂªs, entĂ£o vocĂª nĂ£o terĂ¡ dificuldade para segui-lo. E como a interface do programa Ă© muito fĂ¡cil de usar, vocĂª nĂ£o terĂ¡ problemas com nenhuma das funções nele presentes.
Scan Completo
Quando vocĂª instala um antivĂ­rus, a primeira coisa a fazer Ă© mandar que ele execute uma procura completa em busca de vĂ­rus no seu computador. Para isso, basta clicar no botĂ£o “Discos Locais”. Conforme a imagem abaixo, clique e arraste o controle deslizante totalmente para a direita e marque a caixa “ConteĂºdo dos arquivos”. Depois, clique no botĂ£o “Iniciar” para que o Avast! inicie a verificaĂ§Ă£o de vĂ­rus.
gdudoavast001_omh
Essa Ă© a verificaĂ§Ă£o mais completa do antivĂ­rus. Portanto, Ă© recomendĂ¡vel que vocĂª a execute em um momento que nĂ£o esteja usando o computador, pois o programa demorarĂ¡ vĂ¡rias horas. Quanto mais informaĂ§Ă£o vocĂª tiver gravada no seu disco rĂ­gido, mais demorada a busca. Repita o procedimento periodicamente para manter eu computador sempre seguro e limpo.
Durante o scan, o programa poderĂ¡ encontrar algum vĂ­rus. Se isso acontecer, ele perguntarĂ¡ o que deve fazer. É possĂ­vel escolher entre mover o arquivo infectado para a Quarentena, excluir, renomear ou mover para uma pasta definida por vocĂª e, caso seja possĂ­vel, retirar somente o vĂ­rus, mantendo o arquivo. TambĂ©m Ă© possĂ­vel deixar o arquivo infectado como estĂ¡, para resolver depois o que fazer, mas o melhor a fazer Ă© decidir na hora em que a ameaça Ă© encontrada.
MĂ­dias removĂ­veis e pastas especĂ­ficas
Logo abaixo do botĂ£o “Discos Locais” estĂ£o os botões “MĂ­dias RemovĂ­veis” e “Pastas”. Clicando no botĂ£o “MĂ­dias RemovĂ­veis” vocĂª poderĂ¡ incluir na verificaĂ§Ă£o os arquivos de disquetes e CDs/DVDs que estejam inseridos no PC. Basta marcar as caixas de seleĂ§Ă£o que aparecem do lado direito da interface.
gdudoavast002_omh
O botĂ£o “Pastas”, quando clicado, mostrarĂ¡ uma janela com a Ă¡rvore de pastas do seu computador. VocĂª escolherĂ¡, desta forma, locais especĂ­ficos para que o Avast! verifique. Caso vocĂª jĂ¡ tenha selecionado a verificaĂ§Ă£o completa de todos os discos rĂ­gidos, nĂ£o Ă© necessĂ¡rio que vocĂª faça a busca dentro de pastas especĂ­ficas.
Atualizações
Por padrĂ£o, o Avast! faz a busca por atualizações nas definições de vĂ­rus existentes, mas vocĂª pode executar a busca manualmente, caso deseje, clicando no botĂ£o com odesenho de um raio. Isso farĂ¡ com que o programa se conecte aos servires de definiĂ§Ă£o de vĂ­rus e faça o download das atualizações que estiverem disponĂ­veis.
ProteĂ§Ă£o residente
Todo antivĂ­rus da atualidade possui a proteĂ§Ă£o residente, que monitora tudo o que Ă© feito no computador e alerta quando encontra algo suspeito. O nĂ­vel padrĂ£o da proteĂ§Ă£o jĂ¡ Ă© suficiente para deixar seu computador seguro contra ataques vindos dainternet. PorĂ©m, vocĂª pode querer definir um nĂ­vel maior de segurança ou personalizar suas configurações, excluindo ou inserindo proteções a seu gosto.
Para configurar a proteĂ§Ă£o residente do Avast!, dĂª um duplo clique no Ă­cone com um “a”, que fica na bandeja do sistema (este Ă­cone gira quando a proteĂ§Ă£o estĂ¡ verificando algo). A janela que abrirĂ¡ mostrarĂ¡ a exibiĂ§Ă£o padrĂ£o, que possui dois nĂ­veis de segurança. Caso vocĂª queira personalizar as configurações da proteĂ§Ă£o residente, clique no botĂ£o “Detalhes”. Perceba que mais um nĂ­vel de segurança aparecerĂ¡, com o nome “Personalizada” e do lado esquerdo da janela serĂ£o mostradas as vĂ¡rias opções de proteĂ§Ă£o disponĂ­veis.
Por padrĂ£o, o Avast! protege seu computador contra scripts maliciosos que podem ser executados por pĂ¡ginas de internet; ameaçadas vindas atravĂ©s de mensageiros instantĂ¢neos como o MSNvĂ­rus enviados por e-mail, atravĂ©s de programas como oOutlook; e atĂ© mesmo proteĂ§Ă£o contra programas maliciosos provenientes de programas de compartilhamento de arquivos, como eMule Kazaa.
PersonalizaĂ§Ă£o
Avast! Ă© um dos poucos programas antivĂ­rus a ter uma interface personalizĂ¡vel. VocĂª pode baixar skins, que modificam o visual da janela, alterar os sons reproduzidos pelo programa enquanto trabalha e uma infinidade de outras opções, que sĂ£o acessadas facilmente: vocĂª sĂ³ precisa clicar com o botĂ£o direito do mouse sobre algum lugar da interface, e depois em “Configurações”, no menu que se abre.
Todas as opções de configuraĂ§Ă£o do programa estarĂ£o nesta janela. Os usuĂ¡rios mais avançados podem atĂ© querer utilizar uma interface mais completa. Isso nĂ£o Ă© problema algum para o Avast!, pois basta clicar com o botĂ£o direito do mouse sobre a interface e depois em “Alternar para Interface Avançada”, no menu que se abre.
A ediĂ§Ă£o em portuguĂªs do Avast! Professional Edition contĂ©m alguns erros de traduĂ§Ă£o. PorĂ©m, nenhum deles causa prejuĂ­zo no entendimento das funções do programa, que sĂ£o extremamente intuitivas. O Avast! Ă© recomendado para usuĂ¡rios totalmente leigos em relaĂ§Ă£o Ă  antivĂ­rus, bem como para o usuĂ¡rio mais avançados. Ou seja, todo mundo pode se beneficiar das funcionalidades e facilidades do Avast!




Assinar Feed

Postar um comentĂ¡rio

0 ComentĂ¡rios

Fique sempre atualizado!
Receba artigos por email!
Widget by Lucrar Com Blog Instale este widget
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...