Ticker

6/recent/ticker-posts

Recent Post

Tutorial do Resource Hacker

Depois de um ano Explorando e Aprendendo muuuuito, vĂ¡rias vezes recorremos aqui ao software Resource Hacker, um editor de recursos freeware. Fiz entĂ£o este novo tutorial, muito mais didĂ¡tico e abrangente. Uso nos exemplos o Resource Hacker em portuguĂªs, numa traduĂ§Ă£o feita por mim. O programa foi descontinuado pelo autor, nĂ£o vejo nada demais em soltar a versĂ£o em portuguĂªs. Me ofereci para distribuir uma traduĂ§Ă£o oficial e simplesmente nĂ£o obtive resposta. NĂ£o publico ela por respeito a ele e para evitar encrencas.
TUTORIAL DO RESOURCE HACKER
por Marcos Elias
O que Ă© o Resource Hacker?
É um editor de recursos  de programas no formato win32/pe. Vamos entender rapidamente o que sĂ£o esses "recursos". Os programas para Windows mantĂ©m uma estrutura interna com determinadas caracterĂ­sticas comuns na plataforma Windows. Entre essas caracterĂ­sticas estĂ¡ a possibilidade de armazenamento de arquivos e informações dentro de programas executĂ¡veis ou bibliotecas (DLLs). O conteĂºdo armazenado de uma forma especial Ă© chamado de "recurso", "resource", em inglĂªs. Isso tem muitas vantagens, pois traz meio fĂ¡cil de alterar esses recursos depois. Produtores de software, por exemplo, podem armazenar os textos do programa como um recurso, e entĂ£o facilitar a traduĂ§Ă£o do mesmo, sem precisar recompilar o programa. AlĂ©m disso, outros programas podem exibir recursos de um executĂ¡vel ou DLL, desde que saibam o nome do mesmo. Exemplos de recursos possĂ­veis? Textos, imagens, Ă­cones, telas de programas, enfim, qualquer tipo de arquivo. O Resource Hacker Ă© um software que abre um arquivo que contenha recursos, e permite visualizar, salvar, renomear, adicionar ou excluir determinados recursos, ou ainda editĂ¡-los.
O que dĂ¡ para fazer com o Resource Hacker?
Editar recursos! Um exemplo: dĂ¡ para trocar o texto do botĂ£o "Iniciar" do Windows, pois esse texto fica num recurso de texto dentro do arquivo "explorer.exe", na pasta do Windows. Basta abrir o explorer.exe no Resource Hacker, localizar o ponto que contĂ©m o texto "Iniciar", trocar pelo que vocĂª quiser e salvar. E mais: dĂ¡ para trocar imagens. DĂ¡ para excluir recursos tambĂ©m. Raramente darĂ¡ para crackear programas, pois o Resource Hacker permite editar os recursos, que sĂ£o dados num formato especĂ­fico, e nĂ£o o cĂ³digo em si. Para crackear programas normalmente se usam os chamados diassemblers, que tentam interpretar o programa e exibir as instruções em Assembler, uma linguagem de programaĂ§Ă£o. Ou editores hexadecimais, que editam diretamente os bytes do arquivo (um bom e gratuito Ă© o Hex Editor XVI 32). Mas isso nĂ£o Ă© para qualquer um, Assembler Ă© uma linguagem de baixo nĂ­vel, quase que incompreensĂ­vel para os humanos normais rsrs. E para editar os bytes diretamente Ă© preciso muita paciĂªncia e ter idĂ©ia de onde mexer...
O Resource Hacker Ă© um programa hacker?
O que vocĂª consideraria um "programa hacker"? O Resource Hacker permite "hackear" recursos, modificar programas. Normalmente nĂ£o podemos redistribuir os arquivos modificados, pois isso violaria a licença de uso dos mesmos, e nĂ£o Ă© legal para o produtor. Mas o Resource Hacker Ă© uma ferramenta, dependendo do uso que se farĂ¡ dele, vocĂª pode ser considerado do mal ou do bem. Programadores como eu, por exemplo, podem se beneficiar muito de um programa como ele. Desenvolvo software em Delphi, Ă© um tanto chato adicionar recursos pela linha de comando nos meus arquivos. Eu crio entĂ£o um arquivo de recurso apenas (sem ser um programa, de extensĂ£o ".res"), adiciono e altero esse arquivo usando o Resource Hacker. Depois, adiciono esse arquivo jĂ¡ pronto ao meu programa, usando para isso o prĂ³prio Resource Hacker, ou o compilador do Delphi. Isso vale para outros ambientes de programaĂ§Ă£o tambĂ©m, apenas citei o Delphi como exemplo porque Ă© o que eu uso.
Como usar o Resource Hacker?
VocĂª deve saber mais ou menos o que vocĂª quer fazer. Se nĂ£o sabe, pode ir fuçando nos programas, certamente vocĂª encontrarĂ¡ coisas interessantes, como imagens e Ă­cones usados internamente por eles, alĂ©m de vĂ­deos AVI, como aquelas pastinhas da cĂ³pia de arquivos do Windows, por exemplo. E poderĂ¡ salvar ou trocar essas imagens, entre outras coisas.
Basta abrir o Resource Hacker e carregar nele o arquivo que vocĂª quer explorar ou modificar. Arraste o arquivo para a tela do Resource Hacker, ou entĂ£o vĂ¡ ao menu "Arquivo > Abrir" e localize o arquivo desejdo.
Vamos ver como salvar alguns Ă­cones do Windows. O arquivo "shell32.dll", na pasta "system32", contĂ©m muitos Ă­cones. VocĂª pode salvĂ¡-los :)
Abra o Resource Hacker, clique em "Arquivo > Abrir" e localize o arquivo "shell32.dll". No Windows 9x/Me ele fica na pasta "system", e esta fica dentro da pasta do Windows; no 2000/XP ou superior, o "shell32.dll" estĂ¡ na "system32" (ou "system64", se seu sistema for de 64 bits).
Ele mostra no painel esquerdo diversas "pastinhas", com os grupos de recursos disponĂ­veis: textos, menus, imagens em bitmap, cursores, Ă­cones, etc. Ao selecionar um item no lado esquerdo, o mesmo serĂ¡ exibido no painel direito. Os Ă­cones ficam melhor visualizados no grupo "Icon Group". Abra essa "pastinha", como vocĂª faria no Windows Explorer, se fosse uma pasta de arquivos. Ela terĂ¡ "subpastas", com o nome que o autor do programa deu. Abra alguma delas e veja o Ă­cone:
Para salvĂ¡-lo, clique com o botĂ£o direito no nĂºmero da linguagem (no exemplo da imagem acima, Ă© no "1046"), e escolha "Salvar...". Veja as diferenças entre os trĂªs itens "Salvar":
- Salvar todos os recursos: Salva todos os recursos do arquivo aberto na pasta definida, e salva o "Ă­ndice do recurso", um arquivo de texto de extensĂ£o ".rc". Seria algo como um arquivo de lista de reproduĂ§Ă£o de mĂºsicas, ele lista o nome do arquivo, o nome do recurso, e outras informações. Compiladores de recursos poderiam utilizĂ¡-lo para gerar um novo arquivo ".res". Isso normalmente sĂ³ interessa a programadores.
- Salvar recursos [Icon Group]: Salva todos os recursos do grupo selecionado, no caso, os Ă­cones. De forma semelhante ao item anterior, ele criarĂ¡ o arquivo ".rc". Ideal para usuĂ¡rios pegarem todos os Ă­cones de um executĂ¡vel, todas as imagens, etc. Ou programadores mesmo, dependendo do que se quer fazer.
- Salvar [Icon Group : 7 : 1046]: Salva apenas o recurso selecionado. Ideal para salvar uma Ăºnica imagem, vĂ­deo ou Ă­cone... Entenda o que aparece entre colchetes: "Icon group" Ă© o grupo do recurso, no caso, o grupo dos Ă­cones. "7" Ă© o nome do recurso, isso poderia variar de recurso para recurso, claro. No caso dos Ă­cones, normalmente eles sĂ£o numerados. E o Ăºltimo nĂºmero, no caso "1046", Ă© a linguagem do recurso. Tecnicamente um arquivo pode armazenar versões diferentes de recursos, em diversos idiomas, com os mesmos nomes (mas separados pelo cĂ³digo do idioma; 1046 Ă© o cĂ³digo do "PortuguĂªs do Brasil"). O programa carrega ao ser executado o recurso do mesmo idioma da versĂ£o de Windows utilizada pelo usuĂ¡rio, e carrega outro padrĂ£o se nĂ£o tiver um recurso definido para o idioma usado.
Para salvar apenas o Ă­cone selecionado, entĂ£o, escolha a terceira opĂ§Ă£o "Salvar". Teste com as outras e veja a diferença! Nota: mandar salvar todos os recursos pode demorar um pouco, em arquivos grandes.
Veja que o Resource Hacker nĂ£o Ă© para qualquer um, apesar de ser relativamente simples de ser usado. VocĂª deve saber "o que vocĂª quer fazer", ou no mĂ­nimo seguir um tutorial, como os diversos jĂ¡ publicados aqui no Explorando.
O item "Substituir recurso" do menu pop-up (ou do menu "AĂ§Ă£o", que possui mais comandos) permite trocar um recurso por outro.
O Resource Hacker tem uma caracterĂ­stica interessante. Ele permite localizar textos, palavras, frases ("strings", falando tecnicamente), dentro do arquivo. Faça isso pelo menu "Visualizar > Localizar texto ou string". Isso foi usado para encontrar o texto do botĂ£o "Iniciar", e entĂ£o alterĂ¡-lo.
Ao alterar textos em geral, deve-se clicar no botĂ£o "Compilar script" que aparecerĂ¡ acima do quadro de ediĂ§Ă£o. Isso Ă© necessĂ¡rio para criar a estrutura do script, e entĂ£o depois o arquivo pode ser salvo. Cuidado com as aspas e chaves, para nĂ£o estragar (corromper) o arquivo.
Ao salvar, o Resource Hacker cria na primeira vez um backup do arquivo, com o trecho "_original" depois do nome. VocĂª nĂ£o pode salvar arquivos em uso ou bloqueados pelo sistema, pois de qualquer forma nĂ£o haveria como sorescrevĂª-los. Nesses casos, prefira usar o "Salvar como", defina entĂ£o outro nome ou salve em outro local. Depois, com o Windows desligado vocĂª substitui os arquivos (por exemplo, logado em outro sistema se tiver dual boot, ou com um disquete de boot, ou com um sistema que rode do CD, como o Linux ou atĂ© mesmo com o Windows que roda do CD). Isso se faz necessĂ¡iro, por exemplo, ao alterar o "shell32.dll" do Windows. No caso do "explorer.exe", para trocar o texto do botĂ£o Iniciar, vocĂª pode fechĂ¡-lo pelo gerenciador de tarefas (guia "Processos"), e entĂ£o salvar e depois reabrir o explorer (no gerenciador de tarefas, escolha "Arquivo > Executar nova tarefa" e digite "explorer.exe").
É isso. Use com responsabilidade e sabedoria. E lembre-se, o Resource Hacker nĂ£o faz milagres, ele Ă© uma ferramenta, Ăºtil ferramenta. Existem outros exploradores de recursos, Ă© claro, como o open source XN Resource Editor.
Veja como obter o Resource Hacker em portuguĂªs e tambĂ©m o XN Resource Editor (este em inglĂªs) emgeek.mepsites.cjb.net.
 modificar executĂ¡veis prontos pode ser considerado uma violaĂ§Ă£o aos termos de licença de uso do software. VocĂª pode fazer isso para uso pessoal, mas nunca distribuir um executĂ¡vel modificado sem a expressa autorizaĂ§Ă£o do seu produtor. Se nĂ£o houver indicaĂ§Ă£o do produtor, aĂ­ a histĂ³ria Ă© outra... Ao adquirir uma mĂºsica, um bem imaterial, vc pode ouvi-la de trĂ¡s pra frente, mais rĂ¡pido, mais devagar... Como quiser, e atĂ© misturada com outras mĂºsicas. Com os softwares vocĂª pode agir basicamente da mesma forma, portanto, nĂ£o Ă© pecado algum fazer o que eu fiz e que tantas outras pessoas fazem e mostrar as imagens. VocĂª usa um software como bem quiser, modificado ou nĂ£o, funcionando pra vocĂª estĂ¡ bom. NĂ£o pirateie nem distribua cĂ³pias modificadas, por vocĂª mesmo. Agora, se quiser... aĂ­ o problema e a responsabilidade sĂ£o todos seus.

Postar um comentĂ¡rio

2 ComentĂ¡rios

  1. Gostei muito das dicas, porĂ©m quando eu troco o Ă­cone o programa nĂ£o abre...o q eu posso estĂ¡ fazendo para resolver isso?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OlĂ¡, vĂ¡ na pasta aonde contem todos os arquivos do programa e entĂ£o procure o Ă­cone que fassa o programa abrir ai vocĂª clica do outro lado do ma use ensima do Ă­cone que abre o programa e clica em enviar para Ă¡rea de trabalho,se nĂ£o resolver tem te refazer tudo de novo.

      Excluir

Deixe seu comentĂ¡rio sobre o artigo a cima fique Ă¡ vontade, seu comentĂ¡rio Ă© muito importante !

Fique sempre atualizado!
Receba artigos por email!
Widget by Lucrar Com Blog Instale este widget
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...