Ticker

6/recent/ticker-posts

Recent Post

Como traduzir arquivos PDF e do Word usando Google Docs

Quer saber como traduzir arquivos em PDF e do Word (.doc ou .docx) que estĂ£o em outro idioma para o nosso portuguĂªs? Ou passar do portuguĂªs para o inglĂªs, espanhol, etc.?
Simples, aprenderemos aqui a usar o Google Docs para isso. O Google Docs Ă© uma espĂ©cie de editor de textos online. NĂ£o oferece tantos recursos como o Office da Microsoft ou Open Office da Sun, por exemplo, mas tem certas funções interessantes, como esta de traduzir documentos para outro idioma.
Traduzindo PDF, Word para outro idioma
O Google Docs primeiramente transforma textos que estĂ£o no formato PDF, Word e outros tipos para um padrĂ£o prĂ³prio do sistema e em seguida traduz o conteĂºdo para vocĂª, podendo posteriormente salvar novamente para PDF, formatos do Word, etc.
Primeiramente, acesse o site do Google (www.google.com.br) ou vĂ¡ direto para o Google Docs (http://docs.google.com) . Caso nĂ£o esteja logado com sua conta do Google, deverĂ¡ inserir seu e-mail e senha para acessar, ou entĂ£o criar um nova conta.
Acessando o Google docs
Neste tutorial eu usei a interface clĂ¡ssica do Google Docs, mas se estiver usando a nova interface, o processo Ă© praticamente o mesmo. Se quiser, poderĂ¡ usar a interface clĂ¡ssica indo nas opções conforme mostrada na imagem abaixo:
Usando interface clĂ¡ssica Google Docs

Em seguida, deverĂ¡ enviar o arquivo que deseja traduzir para o Google Docs. Basta ir em:
Fazer Uploads >Arquivos
Enviando arquivos para o Google Docs
IrĂ¡ aparecer uma tela de “Configurações de upload”. Deixe todas as opções marcadas e escolha o idioma em que o documento que estĂ¡ enviando para o Google Docs estĂ¡.
Configurações de upload do Google Docs
No documento que foi enviado e convertido, basta agora clicar no Ă­cone de ediĂ§Ă£o para poder abri-lo, como mostrado na imagem abaixo:

Modo de ediĂ§Ă£o do Google Docs
Agora, com o documento aberto, clique em:
Tools > Translate document
Lembrando que o menu de opções estarĂ¡ conforme o idioma do documento, entĂ£o se o documento que abriu estiver em portuguĂªs, deverĂ¡ ir em:
Ferramentas > Traduzir documento
Usando tradutor Google Docs
Na janela que abriu escolha em “Translate into” ou “Traduzir para”, o idioma para o qual o documento deverĂ¡ ser traduzido.
Escolha o idioma Google docs
O documento serĂ¡ traduzido em a lĂ­ngua que escolheu. Dependendo do documento (se for PDF, por exemplo) irĂ¡ aparecer as pĂ¡ginas no idioma original e em seguida no idioma traduzido.
Documento traduzido no Google docs
É possivel editar o documento que acabou de traduzir retirando partes que estĂ£o em outro idioma e arrumando a traduĂ§Ă£o, que como Ă© feita por uma mĂ¡quina, nĂ£o ficarĂ¡ exatamento como gostariamos. ApĂ³s tudo finalizado, basta salvar o documento em ODT, PDF, RTF, Texto, Word ou HTML zipado. Basta ir em:
Arquivo > Fazer download como
Salvando arquivos no Google Docs
ApĂ³s a traduĂ§Ă£o, o documento original e o traduzido, ficarĂ£o listados no seu painel de controle do Google Docs, podendo fazer o que quiser com eles e evitando assim que precisem ser novamente traduzidos.
Lista de documentos no Google Docs

Postar um comentĂ¡rio

0 ComentĂ¡rios

Fique sempre atualizado!
Receba artigos por email!
Widget by Lucrar Com Blog Instale este widget
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...