Ticker

6/recent/ticker-posts

Recent Post

Cuidado com o lugar em que vai carregar seu celular

Carregar o aparelho em locais pĂºblicos pode trazer diversos riscos para a segurança dos seus dados

O celular, embora indispensĂ¡vel nos dias de hoje, graças Ă s diversas facilidades que o mesmo proporciona, exige alguns cuidados. Evitar entrar em sites desconhecidos, nĂ£o armazenar dados bancĂ¡rio e tomar cuidado com as mensagens enviados (e para quem as enviada) sĂ£o os cuidados mais falados. PorĂ©m, o que tambĂ©m merece atenĂ§Ă£o Ă© a escolha do lugar onde o aparelho vai recarregar a bateria. Sim, uma simples tomada pode colocar seu aparelho (e, consequentemente, vocĂª) em perigo.

Mas por qual o motivo?

Segundo alerta Samuel Burke, jornalista de tecnologia da CNN, um criminoso pode usar aquela simples tomada para roubar dados de usuĂ¡rios. AlĂ©m disso, conectar o celular em um computador desconhecido, para que o mesmo tenha a recarga da bateria efetuada, pode fazer com que as informações no aparelho sejam rapidamente transferidas para a mĂ¡quina. Ou ainda fazer com que vĂ­rus sejam transferidos para o telefone; e esse vĂ­rus pode ter as mais diversas finalidades, desde simplesmente estragar o aparelho atĂ© fazer com que todas as informações contidas nele sejam enviados para outra pessoa.
Esse tipo de crime Ă© conhecido entre os especialista como “aperto de mĂ£o”, jĂ¡ que, com as condições corretas, o celular passa, espontaneamente, seus dados para o computador, informando seu nome, nĂºmero de sĂ©rie e atĂ© a lista de arquivos e programas que se encontram nele.
Quando o crime acontece, muitos hackers (criminosos que atuam por meio de computadores) exigem que seja pago um valor em dinheiro, para que os dados sejam “libertados”.
A repĂ³rter de tecnologia J.D. Biersdorfer, acrescentou ainda, em um artigo escrito para o The New York Times, que nĂ£o se deve abastecer a bateria do celular em automĂ³veis alugados e nem a utilizar funĂ§Ă£o Bluetooth no mesmo, jĂ¡ que ligações e localizações partilhadas ficam ali guardadas. O ideal Ă© fazer a recarga no dispositivo de força do automĂ³vel.

Quais cuidados podem ser tomados?

1. Proteja seu aparelho com um cĂ³digo que apenas vocĂª saiba;
2. Tenha um antivĂ­rus confiĂ¡vel, que consiga proteger o seu celular;
3. Carregue a bateria apenas em lugares confiĂ¡veis, evitando lugares muito movimentados ou transportes pĂºblicos;
4. Enquanto o celular estiver carregando, deixe-o bloqueado.
Por isso, antes de entrar em pĂ¢nico porque o celular estĂ¡ com a bateria no vermelho, veja se nĂ£o estarĂ¡ de arriscando muito. Lugares muito movimentados, como aeroportos e rodoviĂ¡rias, oferecem mais perigo ao seu aparelho.
Compartilhe!

Postar um comentĂ¡rio

0 ComentĂ¡rios

Fique sempre atualizado!
Receba artigos por email!
Widget by Lucrar Com Blog Instale este widget
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...