Ticker

6/recent/ticker-posts

Recent Post

Como procurar informações em anexos do Gmail

Como você sabe, o Gmail é o webmail do Google. Logo, se há algum ponto no qual você espera que ele se destaque, é na busca! Como era de se esperar, o Gmail não decepciona as nossas expectativas, como é o caso de um dos mais recentes recursos implementados no serviço: a busca em anexos.
O recurso, descoberto pelo blog Google Operating System, permite que você encontre, nas suas buscas, anexos que contenham texto e tenham sido enviados ou recebidos nas suas mensagens de e-mail, como arquivos do WordPad, Office (incluindo o PowerPoint), em PDF, entre outros.
E para começar a procurar nos seus anexos, você não precisa fazer nada. Aliás, você só precisa fazer uma coisa: procurar. Os resultados da sua pesquisa já deverão conter as ocorrências encontradas para o termo que você buscou no corpo dos e-mails e também no conteúdo dos anexos.
Buscas no Gmail
O termo pesquisado é encontrado, mesmo não estando no corpo do e-mail, e sim no anexo.
E se você quiser procurar por alguma informação que tem certeza que está apenas nos anexos, sem ser obrigado a pesquisar em todos os outros e-mails, também é possível com o Gmail. Para isso, é só incluir o termo has:attachment à sua procura. Então, se você quer pesquisar por “guia” apenas nos e-mails com anexos, por exemplo, é só digitar “guia has:attachment” na busca do Gmail. Ou você também pode clicar na setinha que está na parte direita da caixa de busca, e marcar a opção “Com anexo”.
Procurar anexos no Gmail
Usando um jeito ou o outro de buscar, você só encontrará e-mails com anexos.
E você pode ser ainda mais restrito, procurando apenas por anexos de um determinado tipo de arquivo. Exemplificando, se você quiser procurar por “guia” apenas em e-mails com anexos, digite “guia has:attachment filename:pdf” na busca. Ou se quiser apenas anexos com arquivos do Word, procure por “guia has:attachment filename:docx“.
Infelizmente, este recurso ainda tem alguns probleminhas. Alguns anexos de e-mails mais antigos podem não ser indexados pelas buscas. Além disso, o recurso não reconhece apropriadamente letras com acentos e o ç. Portanto, nem tente procurar anexos usando palavras que tenham alguns destes caracteres.
No anexo, tudo está escrito normalmente.
Mesmo não sendo perfeito, o recurso é muito útil na hora de buscar por alguma coisa que você sabe que recebeu num anexo há algum tempo, mas que impossivelmente conseguiria procurar buscando de arquivo em arquivo para ver onde está. Porém, se você tem medo de algo como “o Google sabe o que tem nos meus anexos, isso é falta de privacidade”, só resta sair do Gmail. Mas se você é um dos que não se importam com isso, apenas aproveite mais esta possibilidade que a gigante da web oferece no seu webmail, um dos melhores do mercado.

Postar um comentário

0 Comentários

Fique sempre atualizado!
Receba artigos por email!
Widget by Lucrar Com Blog Instale este widget
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...