
9 em cada 10 desenvolvedores odeiam o Internet Explorer, o navegador padrão do Windows. Apesar de ser um dos mais usados no mundo, sempre deixou a desejar em muitos aspectos. Problemas de velocidade, segurança, travamentos, falta de recursos e por aí vai... Vejamos alguns motivos para não se utilizar o navegador da Microsoft. (Pelo menos até a versão 8)
O Internet Explorer e seus defeitos
Me lembro que desde quando usava o falecido Windows 98 eu procurava alternativas, na época o Netscape foi uma opção que eu utilizei. O Internet Explorer ficou parado no tempo por muitos anos e viu concorrentes de peso surgirem como o Chrome, Firefox, e Opera. Como internauta sempre tive problemas com o IE, mas passei a odiá-lo mesmo, quando comecei a me interessar em desenvolvimentos de Websites. A maneira como o navegador interpreta os sites é o maior problema de todos. Você escreve o código do seu site, e então testa em vários navegadores e tudo funciona perfeitamente, mais quando testa no bendito Internet Explorer o site abre de uma maneira completamente bizarra, com tudo fora do lugar. Por exemplo: Sempre costumo visualizar este site com o Firefox ou Chrome, mas um dia resolvi testá-lo em outro computador que tinha o Windows XP e Internet Explorer 8, e eis que me deparo com isso:
Ok, isso estava acontecendo por um erro de código. Mas enquanto os outros navegadores ignoravam o erro, o IE 7 e 8 (no Internet Explorer 9 não acontecia) exibia tudo fora do lugar.
Ou seja, grande parte dos visitantes visualizando o site de uma maneira incorreta e eu nem sabia. O campo de assinatura de feed de tamanho totalmente desproporcional. Mas nem sempre isso ocorre por erros de código. A verdade é que a Microsoft demora demais para atualizar as versões do IE e corrigir falhas. Para se fazer uma comparação, o Internet Explorer foi lançado em 1995 e atualmente se encontra na versão 9. O Firefox lançado em 2004, está na versão 14. O Chrome lançado em 2008 já está na versão 20.

Os outros navegadores inovaram e criaram muitos recursos novos, permitem personalizações. Enquanto se você instalar uma toolbar no IE ele já trava. Não sei nem porque é permitida a instalação de toolbars, porque basta instalar uma que o navegador já começa a ficar travando. Muita coisa foi corrigida no Internet Explorer 9, que não é ruim. Principalmente em comparação com o 6, 7 e 8. Fica a expectativa de que no novo Internet Explorer 10 a Microsoft enfim capriche e inove em recursos, atualizações automáticas e constantes (sonho), estabilidade e velocidade.
0 Comentários
Deixe seu comentário sobre o artigo a cima fique á vontade, seu comentário é muito importante !