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Como usar Google SketchUp

como usark o Google SketchUp Free, um programa gratuito que permite a criaĂ§Ă£o e modelagem de objetos em 3D.
O Google SketchUp Free Ă© um aplicativo simples e prĂ¡tico, atravĂ©s do qual se pode fazer criações completamente novas com as ferramentas bĂ¡sicas disponĂ­veis ou usar elementos baixados da Internet para comporem a produĂ§Ă£o.
Com o trabalho finalizado, o Google SketchUp Free ainda disponibiliza opções de exportaĂ§Ă£o para outros programas de modelagem ou para o Google Earth, onde podem ser adicionadas composições 3D para a representaĂ§Ă£o das construções de uma cidade, por exemplo.
A utilidade desse tipo de ferramenta Ă© bastante ampla e pode ser usada para projetar mĂ³veis novos para um cĂ´modo ou mesmo um novo cĂ´modo para casa. AlĂ©m disso, hĂ¡ as aplicações mais voltadas para criaĂ§Ă£o de maquetes ou modelos virtuais diversos.
Passo 1. Faça o download do Google SketchUp gratuito do programa no TechTudo Downloads;
Faça o download gratuito do programa no TechTudo Download (Foto: ReproduĂ§Ă£o/JĂºlio Monteiro)Faça o download gratuito do programa no TechTudo Download (Foto: ReproduĂ§Ă£o/JĂºlio Monteiro)
Passo 2. Na primeira vez que o Google SketchUp Free for aberto, serĂ£o apresentadas duas opções bĂ¡sicas para o usuĂ¡rio: “Aprendizado” e “Modelo”. A primeira traz uma sĂ©rie de intruções com vĂ­deos e manuais que explicam o funcionamento do programa. A segunda permite que sejam escolhidos modelos para tocar o primeiro projeto no programa. SĂ£o vĂ¡rios modelos dispostos que focam em diferentes finalidades entre projetos para o Google Earth, para engenharia, arquitetura, marcenaria, design de produtos etc. Selecione o que melhor lhe servir e comece o projeto;
Selecione um dos modelos que melhor servir para o objeto de criaĂ§Ă£o (Foto: ReproduĂ§Ă£o/JĂºlio Monteiro)Selecione um dos modelos que melhor servir para o objeto de criaĂ§Ă£o (Foto: ReproduĂ§Ă£o/JĂºlio Monteiro)
Passo 3. Para navegar no SketchUp existem quatro comandos bĂ¡sicos: orbitar, panorĂ¢mica, zoom e modelo centralizado. O orbitar permite que o usuĂ¡rio faça uma navegaĂ§Ă£o de 360º pelo modelo. A panorĂ¢mica movimenta para os lados, para frente e para trĂ¡s. O zoom aproxima do objeto arrastando o mouse para trĂ¡s e para frente, o que tambĂ©m pode ser feito com sĂ³ com o botĂ£o “scroll”. E a Ăºltima funĂ§Ă£o Ă© responsĂ¡vel por centrar o projeto na tela;
HĂ¡ trĂªs formas elementares de movimentaĂ§Ă£o no programa: orbitar, zoom, modelo central e panorĂ¢mica (Foto: ReproduĂ§Ă£o/JĂºlio Monteiro)HĂ¡ trĂªs formas elementares de movimentaĂ§Ă£o no programa: orbitar, zoom, modelo central e panorĂ¢mica (Foto: ReproduĂ§Ă£o/JĂºlio Monteiro)
Passo 4. Para criar uma forma, seja ela simples ou nĂ£o, basta usar as quatro ferramentas bĂ¡sicas oferecidas pelo programa: o lĂ¡pis, o retĂ¢ngulo, o cĂ­rculo e o arco. Com o lĂ¡pis se produz formas “livres” por meio de traçados independentes. As outras trĂªs trazem modelos para auxiliar na criaĂ§Ă£o de uma forma mais exata, como uma esfera ou um paralelepĂ­pedo. É com essas formas bĂ¡sicas que se poderĂ¡ elaborar algo mais complexo e em trĂªs dimensões;
Use as quatro ferramentas de criaĂ§Ă£o de formas para iniciar o projeto: o lĂ¡pis, o retĂ¢ngulo, o cĂ­rculo e o arco (Foto: ReproduĂ§Ă£o/JĂºlio Monteiro)Use as quatro ferramentas de criaĂ§Ă£o de formas para iniciar o projeto: o lĂ¡pis, o retĂ¢ngulo, o cĂ­rculo e o arco (Foto: ReproduĂ§Ă£o/JĂºlio Monteiro)
Passo 5. Para editar uma forma jĂ¡ desenhada serĂ¡ preciso o uso de outras quatro ferramentas fornecidas: empurrar/puxar, mover, rotar e equidistĂ¢ncia. A ferramenta para empurrar e puxar pode ampliar ou diminuir as dimensões do objeto ao selecionar uma face do mesmo e arrastar o mouse para trĂ¡s e para frente.

Dependendo da face, Ă© um movimento que pode ser feito para cima, para baixo ou para os lados. Mover o obejeto permite que sejam deslocadas partes ou faces inteiras, seja na horizontal, na vertical ou em diagonal. O recurso de rotar funciona em duas etapas, primeiro clica-se com o transferidor que irĂ¡ aparecer para definir o Ă¢ngulo inicial de rotaĂ§Ă£o, depois clica-se novamente para escolher o Ă¢ngulo final. A equidistĂ¢ncia serve para delimitar uma seĂ§Ă£o de alguma face e assim aumentar ou diminuir essa parte. Com isso, Ă© possĂ­vel criar uma “barriga” em uma face de um cubo.
Com as quatro ferramentas de diĂ§Ă£o Ă© possĂ­vel modificar as dimensões e formas do obejto criado (Foto: ReproduĂ§Ă£o/JĂºlio Monteiro)Com as quatro ferramentas de ediĂ§Ă£o Ă© possĂ­vel modificar as dimensões e formas do obejto criado (Foto: ReproduĂ§Ă£o/JĂºlio Monteiro)
Passo 6. Para aplicar texturas e começar a dar um aspecto reconhecĂ­vel Ă s criações, primeiro, selecione com a seta preta, que fica no canto superior esquerdo, o objeto que se deseja aplicar a textura. É possĂ­vel selecionar mais de um objeto ao mesmo tempo pressionando o botĂ£o Ctrl. Depois de ter selecionado todos os obejtos ou faces destes, clique sobre o Ă­cone de um balde de tinta. Uma seleĂ§Ă£o grande de texturas surgirĂ¡ em uma tela, escolha uma e aplique clicando sobre as faces.
Selecione o Ă­cone do balde de tintas e escolha a textura que serĂ¡ aplicada, depois clique sobre as faces que devem recebĂª-la (Foto: ReproduĂ§Ă£o/JĂºlio Monteiro)Selecione o Ă­cone do balde de tintas e escolha a textura que serĂ¡ aplicada, depois clique sobre as faces que devem recebĂª-la (Foto: ReproduĂ§Ă£o/JĂºlio Monteiro)
Passo 7. Para obeter modelos jĂ¡ prontos da Internet e aumentar sua criaĂ§Ă£o, vĂ¡ em “Arquivo” e, abaixo, haverĂ¡ a opĂ§Ă£o “ArmazĂ©m 3D”, selecione-a. Depois, clique em “Obter modelos”. Uma pĂ¡gina de busca do Google se abrirĂ¡, digite o nome do objeto que se deseja obter e faça seu download direto para o projeto no qual estĂ¡ trabalhando.
Para obter modelos online e adicionĂ¡-los ao projeto sĂ³ Ă© preciso ir em Arquivo, depois em ArmazĂ©m 3D e Obter modelos (Foto: ReproduĂ§Ă£o/JĂºlio Monteiro)Para obter modelos online e adicionĂ¡-los ao projeto sĂ³ Ă© preciso ir em Arquivo, depois em ArmazĂ©m 3D e Obter modelos (Foto: ReproduĂ§Ă£o/JĂºlio Monteiro)

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