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Photoshop como colorir fotos preto e branco

Aprenda os truques para transformar uma fotografia preto e branco em uma imagem colorida usando o Photoshop, em um processo descomplicado que nĂ£o exige conhecimentos avançados do software.


Antigamente, quando ainda nĂ£o existia fotografia colorida, algumas pessoas pagavam para que artistas, usando giz e tinta, colorissem as suas fotos manualmente. Esse processo era trabalhoso e caro, pouco acessĂ­vel para a maior parte das pessoas. Hoje em dia, porĂ©m, com um pouco de paciĂªncia e conhecimento do Photoshop, qualquer pessoa pode adicionar cor Ă  uma foto em preto e branco.
Transforme uma imagem preto e branco em colorida
Fazer isso continua sendo um processo trabalhoso e principalmente demorado, porĂ©m nĂ£o Ă© nada complicado ou impossĂ­vel de fazer. A demora se dĂ¡, pois Ă© preciso pintar cada detalhe da imagem em uma seleĂ§Ă£o Ăºnica, e para que o trabalho fique bom, muitas vezes Ă© preciso repetir alguns passos mais de uma vez para fazer os ajustes finos.
Para começar, escolha uma imagem simples, jĂ¡ que Ă© a primeira vez que vocĂª farĂ¡ algo assim. É possĂ­vel colorir praticamente qualquer fotografia no Photoshop, porĂ©m comece devagar. Um retrato simples, sem muitos detalhes e com um contraste balanceado Ă© o ideal.

Primeiro passo - Ajustes primĂ¡rios

O primeiro passo Ă© arrumar os nĂ­veis (“Levels”), se isso for necessĂ¡rio. Abra essa configuraĂ§Ă£o pressionando “Ctrl+L” no teclado. Procure deixar a foto com um contraste bem balanceado, sem estourar demais os brancos, pois isso dificulta a coloraĂ§Ă£o.
Com os nĂ­veis arrumados, o prĂ³ximo passo Ă© extremamente importante e nĂ£o deve ser deixado para trĂ¡s, ou todo o resto nĂ£o irĂ¡ dar certo! VĂ¡ em Images > Modes e troque o modo de cores para CMYK. Nada Ă© alterado na hora, porĂ©m isso permitirĂ¡ as mudanças necessĂ¡rias.
 
Troque o modo de cores de RGB para CMYK

Segundo passo - SeleĂ§Ă£o individual

Para a coloraĂ§Ă£o, Ă© preciso fazer seleções separadas para o cabelo, pele, fundo, olhos, boca, roupas e acessĂ³rios. NĂ£o importa muito a ordem na qual vocĂª farĂ¡ cada um, mas uma boa dica Ă© começar com a pele, que Ă© a camada maior e mais complicada de colorir. Use a ferramenta de seleĂ§Ă£o que vocĂª preferir, nĂ£o Ă© preciso ser muito preciso, pois isso Ă© apenas uma base. Para este tutorial, foi usado o laço magnĂ©tico (“Magnetic Lasso”).
O botĂ£o da esquerda adiciona deleĂ§Ă£o e o da direita, exclue Ă¡reas
Selecione toda a pele visĂ­vel e exclua da seleĂ§Ă£o os olhos, boca e acessĂ³rios. Para fazer isso vocĂª pode usar as ferramentas de seleĂ§Ă£o contĂ­nua e de exclusĂ£o que o laço possui. Mude o modo usando os botões indicados na imagem acima, para pegar apenas as partes da imagem que sĂ£o necessĂ¡rias. O resultado Ă© algo parecido com o que Ă© visto abaixo:
Selecione toda a pele e exclua a boca, olhos, sobrancelha e acessĂ³rios

Terceiro passo - MĂ¡scara de ajustes finos

Agora Ă© a hora de arrumar o que nĂ£o ficou certinho no passo anterior. Pressione a tecla “Q” no teclado para abrir a mĂ¡scara rĂ¡pida (“Quick Mask”), uma ferramenta muito Ăºtil na ediĂ§Ă£o personalizada de Ă¡reas selecionadas. Quando vocĂª entra nesse modo, toda a Ă¡rea fora da seleĂ§Ă£o feita na pele deve ficar vermelha, como a imagem a seguir:
 
Os contornos ainda estĂ£o rĂ­gidos demais
PorĂ©m, como vocĂª pode ter percebido, esse contorno estĂ¡ com as bordas “duras” demais. Isso resulta em um resultado artificial, e para corrigir esse problema vocĂª deve aplicar uma mĂ¡scara de blur. VĂ¡ em Filters > Blur > Gaussian Blur (Em portuguĂªs, o nome desse filtro Ă© “desfoque gaussiano”, na aba “desfoque”). Normalmente o valor 5 para esse efeito Ă© suficiente para suavizar todo o contorno.
 
Suavize as bordas da seleĂ§Ă£o
Agora vem a parte mĂ¡gica da mĂ¡scara rĂ¡pida. Abra o pincel no painel lateral de ferramentas e use-o para tirar ou adicionar o que quiser Ă  seleĂ§Ă£o em vermelho. Funciona assim: o pincel preto adiciona o que vocĂª quiser e o pincel branco remove. Controle o tamanho e a opacidade desse recurso para as diferentes Ă¡reas da fotografia.
Por exemplo, prĂ³ximo ao cabelo, use uma opacidade baixa e avance um pouco sobre o couro cabeludo. Isso farĂ¡ com que, ao pintar o cabelo, nenhuma parte fique sem cor e a passagem seja mais natural. NĂ£o precisa avançar muito, apenas o suficiente para cobrir toda a pele.
Outro segredo Ă© aplicar a mĂ¡scara com baixĂ­ssima opacidade nas partes “furadas”, como rendas e beirada do cabelo. Escolha um pincel de tamanho mĂ©dio e mude a opacidade para algo entre 10 e 20% e passe nas partes desejadas. Como vocĂª quer tirar o vermelho da seleĂ§Ă£o, use o pincel na cor branca. Isso farĂ¡ com que, nas Ă¡reas furadas das roupas, ainda seja possĂ­vel ver o tom de pele da pessoa.
Com a opacidade reduzida, pinte algumas partes da renda
ApĂ³s terminar, saia do modo “Quick Mask” pressionando a tecla Q novamente no teclado. Ao fazer isso, toda a seleĂ§Ă£o feita aparece na imagem, mais ajustada ao contorno correto do que antes. Esse passo Ă© um dos mais importantes, entĂ£o nĂ£o se importe de perder bastante tempo fazendo com que a Ă¡rea fique perfeita para continuar com o processo.

Quarto passo - MĂ¡scara de cor

Agora Ă© a hora de aplicar a primeira mĂ¡scara de cor na fotografia. Sem tirar a seleĂ§Ă£o feita, vĂ¡ em Layer > New Adjustment Layer > Curves (Em portuguĂªs, abra o menu “Camadas” e adicione uma nova camada de ajuste de curvas.) Nomeie essa camada como “Pele” para que vocĂª nĂ£o se perca na quantidade de layers resultantes no final do processo.
 
Nova camada de ajuste de curvas
Agora Ă© a hora que a mudança de RGB para CMKY vai fazer toda a diferença. No ajuste de curvas, vocĂª precisa mudar os canais de ciano, amarelo, magenta e preto separadamente para misturar as cores e conseguir bons resultados. Se vocĂª nĂ£o Ă© familiarizado com a configuraĂ§Ă£o de curvas, nĂ£o se preocupe. Para esse tutorial, basta puxar um ponto no meio do grĂ¡fico, para cima ou para baixo. As curvas da pele para a foto usada ficarĂ£o dessa forma:
Curvas para cada canal de cor
É importante pensar nas cores que precisam ficar e nas que precisam ser diminuĂ­das. Por exemplo, para a pele, vocĂª precisa aumentar a quantidade de tons rosas e amarelos e diminuir o azul. O preto serve como um ajuste de contraste e Ă© Ăºtil para deixar a pele mais brilhante. SĂ³ tome cuidado para que as cores nĂ£o fiquem muito artificiais. O resultado da pele ficou assim:
Resultado parcial com a pele pintada

Quinto passo - Repita o processo

O quinto passo Ă©, na verdade, a repetiĂ§Ă£o dos passos 2 atĂ© o 4, para cada uma das camadas da fotografia. Faça uma seleĂ§Ă£o para a boca, uma para os olhos, uma para o fundo (procure escolher uma imagem com fundo neutro, para que seja possĂ­vel aplicar apenas uma cor em todo ele), uma seleĂ§Ă£o conjunta para o cabelo e as sobrancelhas, uma seleĂ§Ă£o para as jĂ³ias (se elas forem diferentes, faça um contorno para cada uma) e por fim, uma para a roupa.
Essa quantidade de vezes que o processo precisa ser inteiramente refeito Ă© o que torna todo o trabalho demorado, jĂ¡ que selecionar uma Ă¡rea pode ser muitas vezes complicado e desafiador. NĂ£o desanime e nem “relaxe” nos Ăºltimos, para que o trabalho fique bom por inteiro. É bom começar a praticar esse tipo de tutorial com fotografias simples que contenham poucos detalhes e um fundo neutro, antes de tentar colorir imagens mais complexas.
 
Suavize o pincel nos contornos prĂ³ximos ao cabelo
Para o colar foi usado um tom levemente amarelado, apenas para destacĂ¡-lo e tirar os tons de cinza caracterĂ­sticos da imagem preto e branco. A roupa, que era preta, mesmo assim foi colorida, tambĂ©m para que a peça ganhasse mais vida.
O cabelo Ă©, sem dĂºvidas, a parte mais desafiadora de todas. Escolha um tom que nĂ£o pareça artificial demais, como castanho claro. Cabelos muito escuros ou muito claros ficam bons apenas quando a fotografia jĂ¡ sugere isso, portanto tenha bom senso ao pintar os fios do seu modelo. Nas partes mais externas, para nĂ£o correr o risco de ficar com um contorno forçado, use um pincel com menor opacidade.

Sexto passo - retoques finais

 
A foto estĂ¡ quase pronta, mas faltam alguns detalhes
Se vocĂª conseguiu ter a paciĂªncia necessĂ¡ria para terminar o quinto passo, a sua imagem deve estar inteira colorida e quase pronta, como a foto acima. Seria possĂ­vel deixĂ¡-la assim, mas dĂ¡ para fazer alguns retoques que deixarĂ£o o resultado final ainda melhor.
Crie um layer normal e vazio (Layer > New > Layer) e coloque-o abaixo de todas as mĂ¡scaras de curvas, acima apenas do layer principal. Agora pegue um pincel com um tom avermelhado e a opacidade reduzida e pincele um pouco de maquiagem no rosto do seu modelo. Mesmo se for um homem, esse passo Ă© importante para destacar a cor natural da pessoa, jĂ¡ que a mĂ¡scara de colorizaĂ§Ă£o utiliza apenas um tom em toda a pele.
 
Resultado final do processo de colorizaĂ§Ă£o
A diferença Ă© sutil, mas muito importante para que o resultado final fique mais convincente. Pronto, agora a sua imagem estĂ¡ finalizada e completamente colorida! Pratique essa tĂ©cnica vĂ¡rias vezes para aperfeiçoar ainda mais o seu conhecimento.
Se vocĂª nĂ£o gostou do resultado logo de cara, nĂ£o se preocupe. Saia um pouco do computador, esqueça a imagem durante alguns minutos e depois volte para ela. A sua visĂ£o ao longo do processo se acostuma com as cores e Ă© normal que vocĂª nĂ£o goste do resultado logo de cara. Peça para que outras pessoas opinem tambĂ©m, Ă© uma Ă³tima maneira de saber se a sua foto colorida ficou realmente boa.


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