Ticker

6/recent/ticker-posts

Recent Post

Dicas Segurança Gmail



Se você utiliza esse webmail, confira dicas iradas de segurança para uma melhor proteção dos seus dados.

1- Instalação do GPG –> Antes de tudo devemos instalar o GPG, pacote básico de criptografia que se será usado nessa explicação. Para isso acesse www.info.abril.com.br/download/5293.shtml. Faça a instalação no local padrão (c:\arquivos de programas\gnu\gnupg). Não é preciso alterar nenhuma opção durante a instalação. Reinicie o PC e rode o aplicativo WinPT, no meu GPG
2 – Criação das Chaves –> Agora devemos criar chaves pública e privada do GPG, para criptografar e assinar as mensagnes. Para isso selecione Generate GnuPG Key Pair. Pressione OK. Tecle, então, seu nome e o e-mail que será usado com a chave, clicando OK depois disso. A seguir, digite a senha da chave. É importante que ele seja longa (no mínimo oito caracteres) e difícil de quebrar. Pressione OK, tecle a senha novamente e clique OK.
3 – Backup –> É importante manter um backup das chaves do GPG. Se elas forem perdidas, não será mas possível desembaralhar os e-mails já enviados ou recebidos. O processo de criação das chaves permite fazer isso agora, pressionando o botão Sim. Escolha um drive onde ficam outros backups ou um pen drive para permitir o uso das chaves em qualquer lugar e clique em Salvar. Depois disso, será mostrada a tela principal do gerenciador de chaves do GPG, com o Item recém-criado. Clique no botão X para minimizar o gerenciador para área de notificação.
4- Extensão FireGPG –> O próximo passo é instalar a extensão FireGPG no navegador Firefox. Para isso acesse www.info.abril.com.br/download/4844.shtml. e , ao chegar à página será mostrada uma mensagem do Firefox indicando que a instalação da extensão foi bloqueada. Pressione, na barra que surgiu, o botão Editar Opções. Na janela que aparece, pressione Permitir. Clique no botão de download do programa novamente. Espere alguns segundos e pressione o botão Instalar Agora. Depois, reinicie o Firefox.
5 - Configuração –> Com o Firefox aberto, clique com o botão direito do mouse em qualquer local numa página da web e escolha FireGPG/Opções. Na janela que aparece, passe a seção GPG, marque o item Especificar Manualmente a Localização do GnuPG. Localize a pasta onde o GPG foi instalado, clique no arquivo gpg.exe e pressione Abrir. Clique no botão OK para confirmar as mudanças.
6- Teste de Funcionamento –> Abra o Gmail no Firefox. Ao criar uma nova mensagem, verifique se os botões de acesso rápido ao FireGPG são mostrados. Eles permitem assinar e criptografar a mensagem, com envio automático ou não. Escreva algo no corpo da mensagem e clique no botão Cifrar. Note que o texto fica embralhado.
7- Outros Serviços –> O FireGPG também funciona para desembaralhar dados o outros serviços de webmail. Para fazer essa operação, basta selecionar todo o texto criptografado, incluindo os cabeçalhos (ou seja com as linhas Begin GPG Message e End GPG Message), clicar com o botão direito na página e acessar FireGPG\Decifrar. Será mostrada uma janela com o texto desembaralhado.
Fonte: Revista InfoExame


Assinar Feed

Postar um comentário

0 Comentários

Fique sempre atualizado!
Receba artigos por email!
Widget by Lucrar Com Blog Instale este widget
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...