Ticker

6/recent/ticker-posts

Recent Post

Defenda-se das ameaças em mensagens instantâneas


Os consumidores podem proteger-se contra vírus, worms e cavalos de Tróiadistribuídos por meio de Mensagens Instantâneas. Seguindo algumas regras básicas, é fácil impedir que essas ameaças deixem a sua máquina lenta.
1. Escolha cuidadosamente o seu apelido. Não use o seu nome ou e-mail verdadeiro, nem outras informações que permitam sua identificação pessoal.
2. Apenas divulgue o seu apelido a pessoas em que confia, e peça a elas que mantenham esse apelido em sigilo. Fale apenas com pessoas da sua lista de contato ou amigos. Para evitar o “spim” (spam de mensagens instantâneas), configure suas mensagens instantâneas para bloquear mensagens de pessoas desconhecidas.
3. Não exiba o seu apelido ou endereço de email em lugares públicos tais como listas da Internet ou perfis pessoais. Alguns serviços de mensagem instantânea conectam seu apelido ao seu endereço de email quando você se cadastra. Pense em criar uma conta secundária de email se esse for o caso, pois o seu endereço pode ser “colhido” para ataques de phishing.
4. Nunca divulgue informações particulares tais como números de contas ou senhas em uma conversa por mensagem instantânea. Os farejadores de rede podem interceptar o tráfego de mensagem instantânea que não estiver criptografado. Programas de antivírus e de firewall protegem você contra cavalos de Tróia e vírus, mas não protegem suas informações depois que elas saem do seu PC.
5. Configure corretamente o seu aplicativo de mensagens instantâneas. Não deixe que ele se abra automaticamente quando você ligar o seu computador. Desligue o seu computador e desconecte sua conexão ADSL ou a linha do modem quando não estiver usando.
6. Ative as atualizações automáticas do Windows, ou faça downloads regularmente das atualizações da Microsoft, para manter seu sistema operacional protegido contra vulnerabilidades conhecidas. Instale os patches de outros fabricantes de software assim que forem distribuídos. Um computador com todos os patches e atrás de um firewall é a melhor defesa contra a instalação de cavalos de Tróia e spyware.
7. Configure o seu software antivírus para examinar automaticamente todos os anexos de emails e mensagens instantâneas, e todos os arquivos baixados. Nunca abra anexos de pessoas que você não conhece. Se você conhecer o remetente, entre em contato com ele para confirmar se o arquivo é confiável. Cuidado com os esquemas de phishing que usam spam ¿ não clique em links dentro de emails ou de mensagens instantâneas.
8. Cuidado ao usar o compartilhamento de arquivos por P2P com mensagens instantâneas. Os cavalos de Tróia ficam ocultos em programas de compartilhamento de arquivos, esperando você fazer o download. Evite arquivos com as extensões .exe, .scr, .lnk, .bat, .vbs, .dll, .bin e .cmd. Configure seus parâmetros para limitar as pastas que outros usuários podem acessar.
9. Fortaleça o seu computador com um software de segurança robusto e não deixe de mantê-lo atualizado.
10. Monitore e limite o uso de mensagens instantâneas pelos seus filhos. Coloque o computador em uma área de grande circulação da casa e limite o uso durante a noite.



Assinar Feed

Postar um comentário

0 Comentários

Fique sempre atualizado!
Receba artigos por email!
Widget by Lucrar Com Blog Instale este widget
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...