Ticker

6/recent/ticker-posts

Recent Post

Aprenda a Usar o Adobe Reader


adobe_reader

Pessoal aprenda a ultilizar o Adobe Reader e desfrutar de seus recursos Ă¹nicos. Acompanhem a explicaĂ§Ă£o.

A sigla PDF, que significa Portable Document Format (Formato de Documento PortĂ¡til), refere-se Ă  extensĂ£o de arquivos criada, em 1993, pela Adobe Systems. Os documentos criados com a formataĂ§Ă£o sĂ£o amplamente utilizados nos dias atuais, em especial para arquivos de leitura, como os e-books.
Como detentora do desenvolvimento do PDF, a Adobe sempre foi lĂ­der em todos os aplicativos referentes ao formato. Neste breve guia, apresentarei as funções bĂ¡sicas do Adobe Reader, o principal leitor PDF do mercado, em sua Ăºltima versĂ£o.
ACROBAT READER 9.0
A Ăºltima versĂ£o do visualizador de arquivos em PDF mais conhecido pelos usuĂ¡rios apresenta todas as caracterĂ­sticas fundamentais para um programa do gĂªnero, permitindo exibir qualquer dado no formato apropriado sem complicações.
Para facilitar um pouco as coisas, vamos separar as funções do aplicativo por descrições de cada aĂ§Ă£o encontrada no programa, na ordem em que aparecem em sua tela principal. Depois, analisaremos seus botões padrĂ£o, explicando um pouco sobre o que cada um deles permite.
figura1
Barra de menu
Todas as funções do Adobe Reader podem ser rapidamente acessadas atravĂ©s de sua barra de menus, que Ă© muito parecida com diversos aplicativos conhecidos pelos usuĂ¡rios, como visualizadores e editores de texto em geral.
Arquivo: Permite abrir novos documentos, alĂ©m de alternar entre funções de salvamento, compartilhamento, propriedades, edições, impressĂ£o, entre outras. Na parte inferior do menu, ficam salvos os Ăºltimos arquivos abertos, o que torna mais rĂ¡pido reencontrar algum deles.
Editar: Como o prĂ³prio nome sugere, esta opĂ§Ă£o permite fazer edições simples nos documentos, como recortar, copiar e colar trechos dele, alĂ©m de localizar ou pesquisar palavras dentro do documento. Vale lembrar que muitos arquivos sĂ£o protegidos quanto a esse tipo de alterações.
Visualizar: Por esta ser a funĂ§Ă£o principal do Reader, Ă© fĂ¡cil perceber que a grande maioria das opções do aplicativo se encontra nela. Basta percorrer o mouse para abrir novas funções inerentes Ă s primeiras, como alterar a forma de exibiĂ§Ă£o do documento ou a quantidade de zoom exibida nele.
materiareader2
Examine cada funĂ§Ă£o e descubra suas possibilidades, como a alternativa para ler o documento em voz alta, o que Ă© muito interessante. Vale lembrar que a opĂ§Ă£o Ă© acessĂ­vel apenas em documentos em inglĂªs, e exibe falas pausadas, semelhantes a robĂ´s falando.
Documento: A opĂ§Ă£o menos utilizada do aplicativo contĂ©m funções para assinar o documento, alĂ©m de vĂ¡rias configurações acerca do nĂ­vel de segurança empregado no documento. TambĂ©m hĂ¡ opções de acessibilidade encontradas nesse menu.
Ferramentas: Dentro do guia de ferramentas do Reader, estĂ£o presentes algumas das funções mais importantes do aplicativo. O guia “Selecionar e Zoom” contĂ©m as formas de manipular o documento atravĂ©s do mouse, que serĂ£o explicadas logo abaixo.
Janela: Organiza as janelas do programa, caso vocĂª esteja manipulando diversos documentos ao mesmo tempo. TambĂ©m conta como a interessante funĂ§Ă£o para visualizaĂ§Ă£o em tela cheia, ideal para quem gosta de ler livros eletrĂ´nicos em PDF.
materiareader31
Principais botões
Logo abaixo da barra de menu do Adobe Reader estĂ£o inseridos seus principais botões.AtravĂ©s deles, que tem suas funções bem distribuĂ­das, Ă© possĂ­vel realizar as tarefas fundamentais do programa, sem maiores complicações.
Dentre os botões principais, estĂ£o funções para imprimir ou salvar os arquivos, compartilhĂ¡-los, alterar a pĂ¡gina visualizada, quantidade de zoom e modos de exibiĂ§Ă£o prĂ©-definidos, como exibir as pĂ¡ginas em tamanho real ou com as laterais alinhadas Ă  tela.
materiareader4
Menu de contexto
Clicando sobre as pĂ¡ginas do documento com o botĂ£o direito do mouse, Ă© possĂ­vel exibir o menu de contexto do programa. Ele contĂ©m algumas das funções jĂ¡ citadas, o que torna mais rĂ¡pido e dinĂ¢mico alterar certas configurações.
É possĂ­vel alternar o manuseio do documento, escolhendo as opções de seta, mĂ£o ou zoom, em que cada uma contĂ©m funções especificas, ao gosto de cada usuĂ¡rio. TambĂ©m hĂ¡ alternativas para imprimir o documento, visualizar suas propriedades e escolher entre os modos de exibiĂ§Ă£o disponĂ­veis.

Assinar Feed

Postar um comentĂ¡rio

0 ComentĂ¡rios

Fique sempre atualizado!
Receba artigos por email!
Widget by Lucrar Com Blog Instale este widget
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...