O Half Life Model View Ă© um programa para a visualizaĂ§Ă£o de arquivos no formato .mdl, sĂ£o modelos ( personagens, armas, etc) que sĂ£o visualizados no prĂ³prio jogo. Esse programa Ă© usado em conjunto com o Milk shape 3D para criaĂ§Ă£o de modelos para o jogo.
Como funciona?
Ele Ă© um visualizador de modelos, mas tambĂ©m pode servir para importar e exportar arquivos de imagens para vocĂª editar no Photoshop. Sua interface nĂ£o Ă© complicada e apesar de alguns bugs Ă© um programa que serve para vocĂª confeccionar sua prĂ³pria textura.
Requisitos:
- Photoshop
- Half life Model View
- Criatividade
Importando um personagem
Basta vocĂª abrir o programa e no menu file escolher, load model. Escolha o modelo (arquivo .mdl) e clique em abrir.
Logo apĂ³s serĂ¡ carregado o modelo e estarĂ¡ visĂvel na janela.
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Exporte a imagem e a abra no Photoshop.
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No Photoshop, abra a imagem e troque a qualidade da imagem, ela vem exportada no formato .bpm cor indexada para a melhor ediĂ§Ă£o Ă© necessĂ¡rio que seja trocada temporariamente essa qualidade para melhor ediĂ§Ă£o.
VĂ¡ em: Imagem > Modo > Cores RBG
Lembrando que vocĂª deve salvĂ¡-la no mesmo formato e qualidade do qual foi exportada, caso contrĂ¡rio o programa vai recusar e nĂ£o serĂ¡ carregado a textura.
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Ainda no Photoshop, vocĂª poderĂ¡ adicionar alguns efeitos, como alterar cor, contraste, adicionar figuras, etc. Vai depender da sua criatividade.
No exemplo a seguir vou adicionar o efeito de matriz e saturaĂ§Ă£o, isso farĂ¡ com que eu possa trocar a coloraĂ§Ă£o da minha imagem.
1º. Vou selecionar a Ă¡rea da imagem a trocar a cor com a ferramenta laço magnĂ©tico, envolver a Ă¡rea por completo e dar um clique.
Note que a Ă¡rea vai ficar destacada, nessa Ă¡rea vamos trabalhar individualmente a sua cor.
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2º. Vou ir no menu, Imagem > Ajustes > Matriz e saturaĂ§Ă£o, ou simplismente vou usar as teclas CTRL + U. Agora ajuste sua cor como o desejado, no exemplo usarei um tom escuro.
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Agora um OK e pronto, vocĂª pode trabalhar qualquer ponto da imagem com qualquer outra cor como desejar.
3º. ApĂ³s terminar a ediĂ§Ă£o vamos salvar ela no formato .bpm 8 bits, para isso ser possĂvel ajuste-a, vĂ¡ em Modo > Cores Indexadas, dĂª OK e pronto. VĂ¡ em Arquivos > Salvar.
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Agora no HL model view, vĂ¡ na aba texture opĂ§Ă£o import e importe a imagem editada pelo Photohop.
Caso tudo ocorra bem a imagem serĂ¡ carregada e ficarĂ¡ visĂvel na aba sequence.
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Para salvar o modelo confeccionado basta ir na aba Texture > SAVE MODEL, salve no Desktop e de um nome. Para adicionar como modelo no CS, vocĂª terĂ¡ que ir na pasta cstrike\models, lĂ¡ tem pasta para cada player aonde serĂ£o colocados os modelos para players. Para cada player existe uma pasta especifica, vocĂª tem que renomear os players criados.
Exemplo:
Pasta gsg9, terĂ¡ os arquivos gsg9.mdl e gsg9T.mdl. Mesmo que no HLMV sĂ³ seja gerado um arquivo .mdl, tipo, personagem.mdl vocĂª terĂ¡ que criar um personagem T.mdl.
Isso Ă© simples basta vocĂª dar um clique nele e copiar e depois colar, ficando 2 arquivos, renomeie o arquivo de cĂ³pia para personagemT e pronto.
Lembrando que isso Ă© obrigatĂ³rio somente para alguns arquivos de players .mdl.
Abra o CS e seu novo personagem aparecerĂ¡ de acordo com o selecionado, gsg9 ficarĂ¡ com uma nova cara.
DaĂ em diante fica por sua conta para soltar sua criatividade, lembre-se que vocĂª nĂ£o vai alterar os pixels da imagem, somente irĂ¡ alterar suas texturas.
O meu player de CS que eu editei.
Original:
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Editado:
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Como funciona?
Ele Ă© um visualizador de modelos, mas tambĂ©m pode servir para importar e exportar arquivos de imagens para vocĂª editar no Photoshop. Sua interface nĂ£o Ă© complicada e apesar de alguns bugs Ă© um programa que serve para vocĂª confeccionar sua prĂ³pria textura.
Requisitos:
- Photoshop
- Half life Model View
- Criatividade
Importando um personagem
Basta vocĂª abrir o programa e no menu file escolher, load model. Escolha o modelo (arquivo .mdl) e clique em abrir.
Logo apĂ³s serĂ¡ carregado o modelo e estarĂ¡ visĂvel na janela.
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Editando uma textura
Para editar vocĂª precisa exportar a imagem pelo HLMV e salvĂ¡-la no seu desktop, vocĂª acha essa opĂ§Ă£o na aba Texture.Exporte a imagem e a abra no Photoshop.
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No Photoshop, abra a imagem e troque a qualidade da imagem, ela vem exportada no formato .bpm cor indexada para a melhor ediĂ§Ă£o Ă© necessĂ¡rio que seja trocada temporariamente essa qualidade para melhor ediĂ§Ă£o.
VĂ¡ em: Imagem > Modo > Cores RBG
Lembrando que vocĂª deve salvĂ¡-la no mesmo formato e qualidade do qual foi exportada, caso contrĂ¡rio o programa vai recusar e nĂ£o serĂ¡ carregado a textura.
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Ainda no Photoshop, vocĂª poderĂ¡ adicionar alguns efeitos, como alterar cor, contraste, adicionar figuras, etc. Vai depender da sua criatividade.
No exemplo a seguir vou adicionar o efeito de matriz e saturaĂ§Ă£o, isso farĂ¡ com que eu possa trocar a coloraĂ§Ă£o da minha imagem.
1º. Vou selecionar a Ă¡rea da imagem a trocar a cor com a ferramenta laço magnĂ©tico, envolver a Ă¡rea por completo e dar um clique.
Note que a Ă¡rea vai ficar destacada, nessa Ă¡rea vamos trabalhar individualmente a sua cor.
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2º. Vou ir no menu, Imagem > Ajustes > Matriz e saturaĂ§Ă£o, ou simplismente vou usar as teclas CTRL + U. Agora ajuste sua cor como o desejado, no exemplo usarei um tom escuro.
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Agora um OK e pronto, vocĂª pode trabalhar qualquer ponto da imagem com qualquer outra cor como desejar.
3º. ApĂ³s terminar a ediĂ§Ă£o vamos salvar ela no formato .bpm 8 bits, para isso ser possĂvel ajuste-a, vĂ¡ em Modo > Cores Indexadas, dĂª OK e pronto. VĂ¡ em Arquivos > Salvar.
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Agora no HL model view, vĂ¡ na aba texture opĂ§Ă£o import e importe a imagem editada pelo Photohop.
Caso tudo ocorra bem a imagem serĂ¡ carregada e ficarĂ¡ visĂvel na aba sequence.

Para salvar o modelo confeccionado basta ir na aba Texture > SAVE MODEL, salve no Desktop e de um nome. Para adicionar como modelo no CS, vocĂª terĂ¡ que ir na pasta cstrike\models, lĂ¡ tem pasta para cada player aonde serĂ£o colocados os modelos para players. Para cada player existe uma pasta especifica, vocĂª tem que renomear os players criados.
Exemplo:
Pasta gsg9, terĂ¡ os arquivos gsg9.mdl e gsg9T.mdl. Mesmo que no HLMV sĂ³ seja gerado um arquivo .mdl, tipo, personagem.mdl vocĂª terĂ¡ que criar um personagem T.mdl.
Isso Ă© simples basta vocĂª dar um clique nele e copiar e depois colar, ficando 2 arquivos, renomeie o arquivo de cĂ³pia para personagemT e pronto.
Lembrando que isso Ă© obrigatĂ³rio somente para alguns arquivos de players .mdl.
Abra o CS e seu novo personagem aparecerĂ¡ de acordo com o selecionado, gsg9 ficarĂ¡ com uma nova cara.
DaĂ em diante fica por sua conta para soltar sua criatividade, lembre-se que vocĂª nĂ£o vai alterar os pixels da imagem, somente irĂ¡ alterar suas texturas.
O meu player de CS que eu editei.
Original:
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Editado:
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
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