Ticker

6/recent/ticker-posts

Recent Post

Personalize o Windows XP

Eu mexo constantemente no meu computador para alterar as configurações da área de trabalho. Em poucos dias adiciono ícones ou alguma outra foto de plano de fundo. Não consigo me controlar. Uso o computador todos os dias e fico entediado de vê-lo do mesmo jeito o tempo todo. Na verdade, alterar as configurações da área de trabalho é geralmente a primeira coisa que faço em uma máquina nova.
Nenhuma dessas alterações tem nada a ver com trabalhar melhor/mais rápido em meu computador. Mas, por outro lado, elas tornam o computador só meu. É como pintar a sua casa—não é necessário escolher cores novas e pintar as salas, mas, sem dúvida, é prazeroso. Com algum planejamento, você pode fazer a sua casa expressar sua personalidade. A mesma coisa acontece com o seu computador.
Nesta coluna, mostrarei como fazer algumas alterações básicas na área de trabalho que personalizam totalmente o seu computador sem muito esforço. Você aprenderá a personalizar os ícones da área de trabalho, os ícones da Barra de Inicialização Rápida e alguns ícones de tipo de arquivo para todo o sistema. Irei mostrar também como alterar o plano de fundo da área de trabalho e depois salvar as alterações, para que você possa voltar a este tema (conjunto coordenado de elementos visuais) na hora em que quiser.
A Figura 1 abaixo mostra a minha área de trabalho antes das alterações.
My desktop before any changes
Figura 1. Minha área de trabalho antes de qualquer alteração.

O que é um Ícone?

Um ícone é uma pequena imagem exibida na tela para representar um objeto que pode ser manipulado pelo usuário. Os ícones servem como mnemônicos visuais (dispositivos que nos ajudam a nos lembrar de algo) e permitem que se controle certas ações sem ter que se lembrar dos comandos ou digitá-los no teclado.
Gosto dessa definição. Ela indica o que faz um trabalho de personalização do ícone. O mnemônico visual é seu, principalmente se você é o único a usar o computador ou se todos os usuários têm suas próprias contas. (Para informações sobre configuração de contas de usuário, consulte Compartilhando Seu Computador). Contanto que você lembre o que ele representa, você pode fazer do ícone o que quiser. Como você definiu o ícone, você sabe o que significa e como o mnemônico visual trabalha.
Antes de começarmos a alterar os ícones, precisamos encontrar alguns dos quais gostamos. Existem toneladas de ícones disponíveis para download na Web. Seu mecanismo de busca preferido pode fornecer inúmeros lugares para baixar ícones. Algumas das minhas fontes favoritas incluem DotIco (em inglês), DeskMod (em inglês), Gort's Icons (em inglês), e o Iconfactory (em inglês). Como exemplos nesta coluna, usarei alguns ícones do Foood's Icons (em inglês).

Crie uma Pasta de Ícones

Depois de baixar os ícones, deverá colocá-los em algum lugar em que ninguém mexa. Seja onde for que você decida criar essa pasta, irá querer que ela seja fácil de encontrar — você terá de ir até ela muitas vezes. Criei uma pasta em Meus Documentos chamada Ícones e armazeno todos eles lá.
Agora que tenho alguns ícones para escolher, preciso decidir quais quero alterar. Nesta coluna, mostrarei como personalizar os seguintes ícones:
Todos os ícones da área de trabalho.
Ícones da barra de Inicialização Rápida.
Alguns ícones de tipo de arquivo para todo o sistema.
Nota : existem aplicações de shareware e freeware disponíveis que podem dinamizar as alterações dos ícones (Stardock's IconPackager, em inglês, por exemplo), tornando muito simples e fácil mudar o que for. Nesta coluna irei mostrar como fazer essas alterações sem qualquer software adicional.

Personalize os Ícones da Área de Trabalho

Eis como os meus ícones da área de trabalho aparecem antes das alterações. Observe que há os ícones padrão (Meu Computador, Meus Documentos e Lixeira, mais uma pasta chamada Miscelânea, e dois atalhos).
Figure 2
Figura 2

Para personalizar os ícones padrão da área de trabalho

1.Clique em Iniciar, Painel de Controle, Aparência e Temas e, abaixo de Escolha uma tarefa, clique em Alterar a cor do plano de fundo da área de trabalho.
2.Na guia Área de Trabalho da caixa de diálogo Propriedades de Vídeo, clique em Personalizar Área de Trabalho.
3.Na caixa de diálogo Itens da Área de Trabalho, mostrada na Figura 3, selecione o ícone desejado e clique em Alterar Ícone. A caixa de diálogo Alterar Ícone é aberta, mostrando todos os ícones no arquivo atualmente selecionado. Nela, você pode especificar os ícones que são mostrados por padrão na área de trabalho. Selecione Meu Computador, Meus Documentos e Lixeira.
Figure 3
Figura 3
4.Para selecionar a partir de ícones não exibidos no momento, clique em Procurar e, na caixa de diálogo Alterar Ícone, navegue pelos ícones que baixou, selecione o que deseja usar, clique em Abrir e depois em OK.
5.Na caixa de diálogo Itens da Área de Trabalho selecione o próximo ícone que deseja alterar e repita os passos 3–4.
6.Quando terminar de alterar os ícones listados aqui, clique em OK e, na caixa de diálogo Propriedades de Vídeo, clique em OK para aplicar as alterações.
Mudei somente os ícones de Meu Computador e Meus Documentos, como mostra a Figura abaixo, mantendo a Lixeira como estava.
Figure 4
Figura 4
Agora vamos alterar o restante dos ícones da área de trabalho, começando pela pasta Miscelânea.

Para personalizar um ícone de pasta

1.Clique com o botão direito na pasta e depois clique em Propriedades.
2.Na guia Personalizar, clique em Alterar Ícone.
3.Na caixa de diálogo Alterar Ícone, clique em Procurar, navegue até o novo ícone que deseja usar e depois clique em Abrir.
4.Clique em OK, e depois em OK novamente para aplicar a alteração.
E agora, os atalhos.

Para personalizar um ícone de atalho

1.Clique com o botão direito no atalho que deseja personalizar, e depois clique em Propriedades.
2.Na guia Atalho, clique em Alterar Ícone.
3.Na caixa de diálogo Alterar Ícone, clique em Procurar, navegue até o ícone desejado, selecione-o e clique em Abrir.
4.Clique em OK, e depois em OK novamente para aplicar a alteração.
Já começa a ver um padrão aí? Em cada um desses casos, alterar o ícone acaba na caixa de diálogo Alterar Ícone. Isso acontece no próximo procedimento também.

Personalize os Ícones da Barra de Inicialização Rápida

Na primeira captura da minha área de trabalho, você percebe que eu ativei a barra de Inicialização Rápida. Todos os ícones que aparecem ali podem ser personalizados também. Na verdade, esses ícones são somente atalhos, portanto, o procedimento para alterá-los é idêntico.

Para personalizar os ícones da barra de Inicialização Rápida

1.Clique com o botão direito no ícone da barra de Inicialização Rápida que deseja alterar e depois clique em Propriedades.
2.Na guia Atalho, clique em Alterar Ícone.
3.Na caixa de diálogo Alterar Ícone, clique em Procurar, navegue até o ícone desejado, selecione-o e clique em Abrir.
4.Clique em OK, e depois em OK novamente para aplicar a alteração.

Personalize seus Ícones de Tipo de Arquivo

Arquivos com extensões comuns (.doc, .html, etc) são o mesmo tipo de arquivo. Os ícones para os tipos de arquivos não são acessíveis individualmente, mas mesmo assim é possível alterá-los. Uma vez que muito do meu trabalho tem a ver com a Web, irei personalizar um pequeno conjunto de ícones específicos àqueles tipos com os quais mais trabalho. A figura abaixo mostra uma pasta com poucos arquivos para os quais irei mudar os ícones, e, novamente, usarei alguns do Foood's Icons (em inglês).
Figure 5
Figura 5
Você precisa ter privilégios de administrador para fazer as alterações que seguem.

Para Alterar os ícones de tipo de arquivo

1.Clique em Iniciar, Painel de Controle, Aparência e Temas e depois em Opções de Pasta.
2.Na caixa de diálogo Opções de Pasta, clique na guia Tipos de Arquivo.
3.Selecione o arquivo que deseja alterar e depois clique em Avançado.
4.Na caixa de diálogo Editar Tipo de Arquivo, clique em Alterar Ícone.
5.Em sua caixa de diálogo, clique em Procurar e navegue até o ícone que deseja usar, selecione-o e clique em Abrir.
6.Clique em OK, e depois em Fechar.
Aqui está a mesma pasta depois de eu ter feito as alterações. É muito mais fácil de ver instantaneamente o tipo de arquivo que estou visualizando.
Figure 6
Figura 6

Altere o Plano de Fundo da Área de Trabalho

Ok, agora os ícones foram alterados. Essa era a parte mais difícil. Agora irei mudar o plano de fundo da área de trabalho. Primeiro preciso encontrar uma imagem que eu queira usar como plano de fundo. Existem inúmeras fontes on-line de planos de fundo para área de trabalho, também chamados de papel de parede. Duas das minhas fontes favoritas são DeviantArt (em inglês) e Customize.org (em inglês).
Quero ter um local padrão para salvar minhas imagens, assim como os ícones padrões. Para este exemplo, criei uma pasta chamada Papel de Parede na pasta Minhas Imagens em Meus Documentos. Quando baixo as imagens, salvo-as nesta pasta. Realmente não importa o nome que você dá à pasta, contanto que não mude as coisas depois de selecionar um novo papel de parede para a área de trabalho.
Agora que escolhemos as imagens, vamos alterar o plano de fundo.
1.Abra a pasta que acabou de criar para armazenar suas imagens.
2.Selecione uma imagem para usar como plano de fundo da área de trabalho.
3.No painel Tarefas da Imagem, clique em Definir como plano de fundo da área de trabalho.
Tanto as proteções de tela quanto os efeitos de som podem ser facilmente personalizados. No entanto, isso não é algo que eu costume fazer, portanto, não irei abordar como fazer alterações aqui. E, na verdade, acho incômodo quando meu computador emite um som toda vez que faço alguma coisa. Para a proteção de tela, bem, eu não ligo se ela está ativada, contanto que eu não esteja ali. Se alterar esses elementos é algo que você deseja fazer, leia as instruções para alterar proteções de tela (em inglês) e para configurar efeitos de som (em inglês).

Salve o Tema

Depois de todo o trabalho com essas personalizações, não quero perder acidentalmente minhas alterações. Felizmente, é fácil salvar essas configurações e reaplicar o tema a qualquer momento.
1.Clique em Iniciar, em Painel de Controle, Aparência e Temas e depois clique em Alterar o tema do computador.
2.Na caixa de diálogo Propriedades de Vídeo, próximo ao menu de temas, clique em Salvar Como.
3.Digite um novo nome e clique em Salvar.
Você pode salvar o tema em qualquer lugar. Por exemplo, pode criar uma pasta Temas na pasta Meus Documentos e salvá-lo ali. É tudo o que se deve fazer. Viu como é fácil? Com bem pouco trabalho, qualquer pessoa pode tornar o Windows XP completamente pessoal.

Postar um comentário

0 Comentários

Fique sempre atualizado!
Receba artigos por email!
Widget by Lucrar Com Blog Instale este widget
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...