O segredo estĂ¡ num novo dispositivo que recebe carga 100 vezes mais depressa do que uma bateria convencional, podendo ser utilizado em celulares, computadores portĂ¡teis, iPods e cĂ¢meras digitais.
A mesma tecnologia tambĂ©m poderĂ¡ permitir que um carro elĂ©trico tenha mais autonomia de uso, eliminando um dos maiores obstĂ¡culos para a natureza: o uso de um combustĂvel mais limpo. AlĂ©m disso, a equipe envolvida no desenvolvimento afirma que sua invenĂ§Ă£o utiliza materiais que jĂ¡ estĂ£o disponĂveis, tornando mais simples a produĂ§Ă£o em massa da bateria.
Ao que tudo indica, o modelo de bateria de lithium-fer-fosfato (LiFePO4) serĂ¡ menor e mais leve do que os modelos atuais. Atualmente, as baterias de LiFePO4 permitem armazenar grandes quantidades de energia, mas os processos de carga e descarga demoram vĂ¡rias horas.
Segundo o Daily Mail, com a descoberta de Byoungwoo Kang e Gerbrand Ceder, cientistas do MIT, uma bateria de carro poderĂ¡, desde que tenha um carregador adaptado, ser recarregada em cinco minutos, contra as seis ou oito horas que demoram atualmente.
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