Ticker

6/recent/ticker-posts

Recent Post

Windows XP sai do mundo top, mas continua nos PCs baratos

Se vocĂª pensa em comprar uma nova licença para o Windows XP para usar em um computador novo, por exemplo, Ă© bom correr. O sistema operacional da Microsoft sĂ³ serĂ¡ distribuĂ­do para varejo e grandes fabricantes de PCs atĂ© o final deste mĂªs.

A partir de entĂ£o, restarĂ¡ apenas o que houver em seus estoques. SerĂ¡ cada vez mais difĂ­cil encontrar o XP em caixinhas nas prateleiras das lojas ou prĂ©-instalado em micros de empresas como HP, Dell, Lenovo, Positivo e CCE.

Mas nĂ£o precisa ter muita pressa caso pretenda adquirir um micro de um pequeno fabricante que a Microsoft chama de integrador ou "system builder" (montador de sistema), para quem o XP estarĂ¡ disponĂ­vel atĂ© 31 de janeiro de 2009.

A pressa Ă© ainda menos necessĂ¡ria para quem procura PCs de baixo custo para os quais edições do XP Home Edition serĂ£o distribuĂ­das para prĂ©-instalaĂ§Ă£o atĂ© 30 de junho de 2010.

Essa categoria inclui os netbooks ou subnotebooks, ultraportĂ¡teis com hardware limitado cuja popularidade tem crescido. É uma "categoria emergente de produtos" que, mesmo para os prĂ³prios fabricantes, ainda nĂ£o estĂ¡ bem definida, diz Ricardo Wagner, gerente de produto do Windows.

A forte presença do Linux em subnotebooks pode ter colaborado para que a Microsoft estendesse a vida do XP neles. "Um processo natural da concorrĂªncia", diz Wagner.

Devem se preocupar menos ainda o donos de PCs com o Vista Business ou Ultimate prĂ©-instalado, que tĂªm direito ao downgrade para o XP atĂ© o Vista deixar de ser vendido.

"Caso o consumidor nĂ£o tenha o CD [do XP], Ă© possĂ­vel adquiri-lo por meio do serviço de atendimento da Microsoft pelo valor aproximado de R$ 49", explica Wagner. A variaĂ§Ă£o do dĂ³lar pode mudar o preço.

Mas serĂ¡ que, diante dos pedidos para que o XP continue a ser vendido normalmente, a Microsoft nĂ£o poderia mudar sua decisĂ£o? ImprovĂ¡vel, diz Wagner. Ele afirma que nĂ£o foi um processo rĂ¡pido e houve muitas conversas com "grandes fabricantes globais".

A empresa planeja fornecer suporte ao sistema, com atualizações gratuitas de segurança, atĂ© 8 de abril de 2014. Vale lembrar que versões do XP prĂ©-instaladas estĂ£o presas ao equipamento original, ou seja, nĂ£o podem ser transferidas a um computador novo.

Postar um comentĂ¡rio

0 ComentĂ¡rios

Fique sempre atualizado!
Receba artigos por email!
Widget by Lucrar Com Blog Instale este widget
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...