Ticker

6/recent/ticker-posts

Recent Post

Saiba qual a diferença entre LCD, LED e Plasma



Qual a diferença entre LCD, LED e Plasma? Qual dessas TVs oferece uma qualidade de imagem melhor? Muita gente se pergunta isso, principalmente quando novas tecnologias e novos modelos aparecem no mercado, como as mais recentes televisões UltraHD, que por enquanto ainda estão fora do orçamento da maioria das pessoas. Afinal, um aparelho desses custa o equivalente a um carro.

Qual a diferença entre LCD, LED e Plasma?

Como não há muita informação técnica nas lojas ou quando você vai comprar um televisor, o Baboo oferece uma breve explicação de quais as principais diferenças entre um tipo de TV e outro. E aí, você pode finalmente sanar, ou ao menos diminuir, suas dúvidas em relação a qual delas pode suprir melhor suas necessidades.

LCD

Primeiro, vamos falar das TVs de LCD. A tela de LCD é feita com cristal líquido e transmite imagem translúcida ou um pouco mais opaca. A tela é dividida em modelos de células que corresponde às cores primárias (verde, vermelha e azul). Ela funciona com uma lâmpada branca que fica atrás da tela (backlight) e que ilumina essas células e torna a imagem visível.
Esse tipo de monitor é indicado para locais mais iluminados. No caso, se tiver uma janela atrás da TV, não haverá reflexo algum e você consegue ver a imagem normalmente. Além disso, se você costuma usar muitas imagens paradas (se vai ligar o computador na TV, por exemplo), não há problema. Diferente das de Plasma, a qual imagens muito estáticas podem manchar a tela. Além disso, as de Tvs Plasma também emitem muito reflexo se estiver em locais iluminados.

Plasma

A TV de Plasma funciona a gás. Isso mesmo. Ela funciona como uma espécie de “feitiço científico” que transforma um gás nobre em luz. Por meio de uma descarga elétrica, o gás emite luz e colide com uma camada de fósforo. Esta camada é dividida também em três células. Cada uma com fósforo em cores diferentes, que são a verde, vermelha e azul. Como o próprio fósforo já emite luz, não é necessário LEDs nem lâmpadas para formar a imagem.
Esta TV é indicada para locais escuros. Ela oferece maior fidelidade e contraste nas cores – consequentemente uma imagem mais definida e melhor. Além disso, ela oferece excelente definição de movimento, o que torna interessante para curtir games, filmes e esportes, por exemplo. Mas entre as desvantagens, como citamos acima, está o fato de a tela emitir reflexo. Além do que a TV não pode ser transportada de qualquer jeito – uma vez que contém gás.

LED

Por fim, a TV de LED. Ela funciona de forma semelhante à LCD, mas ao invés da lâmpada por trás da imagem, há pequenos LEDs com as cores primárias (verde, vermelha e azul). Isso faz com que a filtragem na tela seja melhor e oferece uma imagem mais pura e nítida.  A TV de LED também permite que a TV mantenha seu contraste e brilho das cores, mesmo com o ambiente iluminado ou não.
As TVs de LED oferecem uma qualidade de imagem usualmente superior do que as de LCD, pois as emissões de luzes são feitas por meio de pequenas lâmpadas com as cores primárias. Além disso, elas podem ser muito mais finas do que as outras. Outro fator é que elas não utilizam mercúrio nem chumbo em sua fabricação. Logo, são um pouco mais “verdes”, se é que isso é possível quando falamos em um televisor. Mas uma vantagem real é que ela gasta cerca de 40% menos energia do que os outros modelos de TV.

Conclusão

Se você procura uma qualidade de imagem plena, com bons movimentos, contraste e cores, a melhor opção seria os televisores de Plasma. Elas oferecem benefícios para quem procura uma imagem mais nítida. No entanto, as TVs de LED oferecem muitos outros benefícios, como o menor gasto de energia, estabilidade da imagem independente da iluminação do ambiente e, mesmo assim, imagens também muito bem definidas. As TVs de LCD saem perdendo nesta batalha, já que são iluminadas por lâmpadas e, apesar de muitas oferecerem qualidade de imagem, há alguns pontos negativos, como a mudança do brilho na tela ou desgaste de imagem com o tempo.
De qualquer forma, na hora de comprar é sempre bom conferir minuciosamente todas as configurações da TV. Resolução de imagem, se conta com entradas e saídas desejadas, como HDMI ou áudio digital, por exemplo, de acordo com suas necessidades e desejos.

Postar um comentário

0 Comentários

Fique sempre atualizado!
Receba artigos por email!
Widget by Lucrar Com Blog Instale este widget
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...