Ticker

6/recent/ticker-posts

Recent Post

Aprenda a instalar um servidor Web completo com o WampServer

Se você precisa de um servidor Web em seu computador ou, até mesmo, de um ambiente de desenvolvimento Web para fazer testes, o WampServer é a ferramenta certa. Ele é um aplicativo que instala um ambiente de desenvolvimento Web no Windows. Com ele, você pode criar aplicações Web com Apache2, PHP e banco de dados MySQL. Acompanhe esse tutorial do Chrome Dicas e aprenda a instalar esse servidor no seu Windows.
Passo 1. Faça o download do WampServer no TechTudo;
Baixando o WampServer no TechTudo (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) (Foto: Baixando o WampServer no TechTudo (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito))Baixando o WampServer
Passo 2. Vá para a pasta onde foi baixado o instalador e dê um duplo clique sobre ele. Se for solicitada a senha do administrador, digite-a ou apenas confirme a autorização;
Executando o instalador baixado (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) (Foto: Executando o instalador baixado (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito))Executando o instalador baixado (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Passo 3. Na primeira tela do instalador, apenas clique no botão “Next”;
Iniciando a instalação (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) (Foto: Iniciando a instalação (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito))Iniciando a instalação (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Passo 4. Na tela seguinte, aceite os “Termos de Uso” (é bom ler) e clique novamente em “Next”;
Concordando com os "termos de uso" do programa (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) (Foto: Concordando com os "termos de uso" do programa (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito))Concordando com os "termos de uso" do programa (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Passo 5. Na próxima tela, escolha a pasta onde será instalado o software. De preferência, deixe o endereço padrão. Clique no botão “Next”;
Escolhendo a pasta onde será instalado o programa (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) (Foto: Escolhendo a pasta onde será instalado o programa (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito))Escolhendo a pasta onde será instalado o programa (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Passo 6. Em seguida, é possível marcar ou desmarcar opções referentes à criação do ícone do programa. Depois, novamente, clique em “Next”;
Escolhendo onde serão instalados ícones do programa (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) (Foto: Escolhendo onde serão instalados ícones do programa (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito))Escolhendo onde serão instalados ícones do programa (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Passo 7. Finalmente, clique no botão “Install”;
Confirmando e autorizando a instalação (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) (Foto: Confirmando e autorizando a instalação (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito))Confirmando e autorizando a instalação (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Passo 8. Agora é necessário informar para o instalador qual navegador você usa. Na janela que aparece, vá até a pasta onde ele fica e clique no executável dele. Depois, clique no botão “Abrir”. No exemplo, foi utilizado o Mozilla Firefox, mas você pode escolher qualquer um;
Informando qual navegador será usado pelo programa (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) (Foto: Informando qual navegador será usado pelo programa (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito))Informando qual navegador será usado pelo programa (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Passo 9. Se aparecer uma tela do Firewall do Windows, clique no botão “Permitir acesso” para autorizar a execução dos serviços do servidor;
Autorizando a execução dos serviços (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) (Foto: Autorizando a execução dos serviços (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito))Autorizando a execução dos serviços (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Passo 10. Nessa etapa é preciso informe o servidor SMTP (servidor de e-mail) para o instalador, entretanto, como ele está sendo instalando localmente, apenas clique no botão “Next”.
Colocando informações do servidor de e-mail (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) (Foto: Colocando informações do servidor de e-mail (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito))Colocando informações do servidor de e-mail (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Passo 11. Nessa última tela, clique no botão “Finish”, para finalizar a instalação. O WampServer será iniciado e estará pronto para ser utilizado!
Finalizando a instalação (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) (Foto: Finalizando a instalação (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito))Finalizando a instalação (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Acessando as opções do servidor
Passo 1. Clique com o botão direito no ícone do WampServer, ele fica ao lado do relógio do Windows na “Área de Notificação”. No menu que aparece, clique na opção “Language” e em seguida no item “Português”;
Colocando o WampServer em português (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) (Foto: Colocando o WampServer em português (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito))Colocando o WampServer em português (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Passo 2. Clique com o botão esquerdo sobre o mesmo ícone e serão exibidas todas as opções para o servidor do programa, como parar, reiniciar e iniciar os serviços (php, mysql, apache).
Acessando o menu com as opções do WampServer (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) (Foto: Acessando o menu com as opções do WampServer (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito))Acessando o menu com as opções do WampServer (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Passo 3. Para acessar ao servidor web local no endereço, clique na opção “Localhost” do menu;
Passo 4. Para acessar o gerenciador do banco de dados Mysql, clique na opção “phpMyAdmin”;
Passo 5. Para acessar o diretório dos arquivos públicos do site, clique na opção “diretório www”.
Pronto! Com o WampServer instalado, você terá tudo que precisa para testar e gerenciar um site completo em seu computador - tudo localmente e sem precisar pagar nada.

Postar um comentário

0 Comentários

Fique sempre atualizado!
Receba artigos por email!
Widget by Lucrar Com Blog Instale este widget
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...